IGREJA MATRIZ DE SJN É REINAUGURADA COM MISSA ESPECIAL

  • A missa foi presidida pelo bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O sábado de feriado foi ainda mais especial para a comunidade católica de São José do Norte, pois a data marcou a reinauguração da Igreja Matriz São José. O local estava fechado desde o final de 2018 para as reformas do telhado, forro e parte elétrica.

Quando fechou as portas para evitar que um acidente mais grave acontecesse não havia previsão de reabertura devido aos altos custos das obras. No entanto, a destinação de recursos pelo Ministério Público Federal (MPF) garantiu a realização das intervenções.

20210501_101228Nesse período, as missas e demais celebrações religiosas passaram a acontecer junto ao Salão Paroquial, mas a comunidade nutria o desejo de que o espaço voltasse a receber os atos católicos. Para marcar a reinauguração, uma missa especial foi organizada.

Por conta das medidas de distanciamento impostas pelas autoridades sanitárias em razão do coronavírus, a lotação da igreja foi limitada e os interessados tiveram que agendar a presença. A missa foi presidida pelo bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers.

A solenidade religiosa foi acompanhada por autoridades do município, como vereadores e a prefeita municipal, Fabiany Zogbi Roig. Também estiveram presentes representantes do MPF, entre eles a procuradora da república, Anelise Becker, que viabilizou os recursos.

Durante sua fala, Hoepers lembrou a caminhada percorrida para se chegar até o momento atual e também fez um agradecimento especial ao MPF que lá em 2018 recebeu e ouviu o padre Eduardo, então pároco da igreja. Dom Ricardo também destacou a união da comunidade.