CAPELA DA CAPILHA SE PREPARA PARA O REENCONTRO COM A COMUNIDADE NESTA SEXTA-FEIRA

  • De todo o restauro, Hoepers destacou alguns pontos especiais, entre eles a recuperação das duas colunas onde ficam os sinos, instrumentos utilizados pelos jesuítas para comunicar a realização de missas ou outros assuntos. Fotos: Divulgação/PMRG

A Diocese do Rio Grande realiza, nesta sexta-feira (11), a partir das 18h, a reinauguração da Capela Nossa Senhora da Conceição, na Capilha. A estrutura, considerada patrimônio histórico, passou por um procedimento de reforma com recursos do Ministério Público Federal (MPF) e que oriundos de multas e acordos estabelecidos em ações judiciais.

Em entrevista ao site Papareia News, o bispo Dom Ricardo Hoepers classificou o momento vivido pela comunidade católica como muito especial e afirmou que a obra de restauro significa não só a recuperação do prédio, mas sim o renascimento do local. O religioso celebrou a conquista e falou com alegria da perfeição de cada detalhe.

Para Dom Ricardo, a conclusão da restauração marca o início de um novo processo, esse mais íntimo e no interior de cada um dos moradores e visitantes: a recuperação das histórias vividas na capela. "Há no coração do povo um sentimento de renovação da memória que é muito bonito e importante para todos nós", revelou.

De todo o restauro, Hoepers destacou alguns pontos especiais, entre eles a recuperação das duas colunas onde ficam os sinos, instrumentos utilizados pelos jesuítas para comunicar a realização de missas ou outros assuntos. Durante a obra, uma figueira foi encontrada pelos funcionários crescendo no interior de uma das torres e foi replantada no entorno da edificação.

WhatsApp Image 2022-02-07 at 15.49.36(1)O altar-mor também conta com uma beleza própria. Formado por três nichos, ele receberá as imagens de São José e São Pedro nas laterais e a de Nossa Senhora da Conceição no centro. Neste primeiro momento, a Capela ainda não terá bancos em seu interior, pois eles ainda estão sendo fabricados. "Se por fora a Capela nos convida a entrar, por dentro a sensação é de encontro com a paz e a espiritualidade", completou Dom Ricardo.

Além de tudo isso, os frenquentadores da capela terão ainda mais uma surpresa: um mezanino todo em madeira foi montado para apresentação de corais e outras atividades. Dom Ricardo acompanhou de perto o trabalho ao longo dos nove meses de execução do projeto e afirmou que se trata "de uma obra competente, minuciosa e de muito empenho".

A Mãe que retorna para a casa

Quem também recebeu um cuidado especial foi a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A peça de madeira, com mais de 200 kg e 1,86 metros de altura, foi totalmente restaurada por uma empresa de Porto Alegre e quando a igreja reabrir suas portas, lá estará ela de braços abertos para acolher os fiéis e visitantes.

Em razão das dimensões, ela será levada ainda durante o período da manhã por militares da Marinha do Brasil e colocada no altar. Já a tarde, a partir das 16h30, uma carreata sairá da Igreja Nossa Senhora da Penha, na Vila da Quinta, em direção à Capilha, onde será realizada uma missa campal na praça existente em frente ao templo restaurado.