OBRA DE RESTAURO DA IGREJA DA CAPILHA AVANÇA COM A CONCLUSÃO DO TELHADO

  • Dom Ricardo demonstrou confiança na sequência do restauro, elogiou o trabalho das equipes envolvidas e agradeceu a toda a comunidade que está rezando pelo sucesso da atividade. Foto: Divulgação/Diocese do Rio Grande

Por trás da estrutura de andaimes e tapumes um patrimônio histórico da cidade do Rio Grande e do estado do Rio Grande do Sul vai sendo minuciosamente restaurado. A capela Nossa Senhora da Conceição, na Capilha, está situada em uma área geograficamente privelegiada, às margens da Lagoa Mirim.

A obra conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), que foi parceiro da Diocese do Rio Grande na reforma do telhado e do forro da Igreja Matriz São José, em São José do Norte. Frequentada por moradores da localidade e viajantes da BR 471, a construção antiga sofreu com a ação do tempo, mas agora ganha a merecida atenção.

A boa notícia fica por conta da conclusão do telhado prédio com telhas no mesmo estilo das que haviam sido instaladas durante a construção. Nesta sexta-feira, o bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, realizou mais uma visita à localidade e publicou a novidade em suas redes sociais.

"Estamos com a fase do telhado praticamente terminada, então está dentro do cronograma. O telhado ficou muito bom, com telhas próprias e no estilo original da Capilha, com uma proteção interna e uma metodologia de maneira que esteja bem protegido de qualquer possibilidade de goteiras e de entrada de água", explicou Hoepers.

"É um trabalho bem minucioso da equipe, mas muito competente. Agora o forro está sendo colocado e os grandes desafios são o altar-mor, as paredes e, principalmente, a fachada, que está praticamente se esfarelando", completou o religioso. Moldes serão confeccionados para que as artes e desenhos da arquitetura original não sejam perdidos.

Dom Ricardo demonstrou confiança na sequência do restauro, elogiou o trabalho das equipes envolvidas e agradeceu a toda a comunidade que está rezando pelo sucesso da atividade. "Estou muito confiante nessa equipe que está realizando esse restauro, porque eles têm a experiência e a competência necessária para isso", finalizou Hoepers.