PROFESSOR DE MATEMÁTICA E ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO ANALISAM CHANCES DE ACESSO DOS CLUBES DE RG NA TERCEIRONA

  • Probabilidades foram realizadas pelo professor de matemática do curso Média 10, Felipe Vilar, e pelo estudante do Ensino Médio, Guilherme Baldino, com o auxílio de recursos de inteligência artificial. Arte: Divulgação/Papareia News

A Série B do Campeonato Gaúcho começa neste sábado (21) e Rio Grande, Riograndense e São Paulo nutrem juntos o desejo de disputar a Divisão de Acesso em 2025. Pelo regulamento da competição, os dois finalistas garantem as vagas e jogam as finais do torneio apenas para as definições de campeão e vice.

A presença dos três clubes locais no mesmo grupo amplia as possibilidades de acesso de pelo menos um deles para a divisão intermediária do futebol gaúcho do ano que vem. O bom mesmo para o cenário rio-grandino seria que dois dos três avançassem para a final e assim garantissem as duas vagas, o que levaria a cidade a um outro patamar esportivo.

Diante desse cenário, qual seria a probabilidade de classificação em um grupo com três times de Rio Grande? O que a matemática diria sobre as chances das equipes comandadas pelos técnicos Cláudio Júnior, Cristiano Dias e Jonathan Demari? Pensando nisso, o site Papareia News foi atrás dessa resposta e o resultado pode ser conferido a seguir.

De acordo com o professor de matemática do curso Média 10, Felipe Vilar, em uma competição composta por fases devem ser levados em consideração diversos fatores, entre eles condições de isonomia entre as equipes e que todos tenham a mesma possibilidade de vencer suas partidas. Com isso, as variáveis do futebol tornam essa tarefa um pouco complicada, mas não impossível.

Utilizando dos recursos de inteligência artificial e do apoio do estudante Guilherme Maciel Baldino, foram propostas três situações: a de classificação para a semifinal de apenas um time de Rio Grande em 1º lugar no grupo; a classificação de apenas um time de Rio Grande para a semifinal em 2º lugar no grupo; e a possibilidade de dois times de Rio Grande se classificarem para as semifinais.

Caso apenas um time da cidade se classifique para as semifinais em primeiro lugar, as chances de chegar à final e de garantir a vaga na Divisão de Acesso são de 56%. Caso a classificação ocorra na segunda colocação, as chances de avançar à final e de conquistar uma das vagas caem para 44%. Há, ainda, 65% de chances de que dois times da cidade avancem para as semifinais e a possibilidade de que um deles chegue na final é de 75,4%.

Vilar frisou que em todos os casos as chances são representadas por números altos em razão da quantidade de equipes de Rio Grande presentes no torneio. Ele e o estudante Guilherme Baldino também calcularam a possibilidade de uma final rio-grandina e chegaram à conclusão de que essa chance é de 24,6%. Nesse caso, a possibilidade de Rio Grande ter pelo menos um time na Divisão de Acesso de 2025 é próximo de 76%.

A metodologia utilizada por Felipe e Guilherme levou em consideração as simplificações. “Ao invés de nos preocuparmos em determinar todas as combinações possíveis de resultados, atribuímos probabilidades a elas para depois somarmos as probabilidades dos casos desejados. Feitas as simulações, contamos quantas terminaram com o resultado favorável e dividimos pelo número total de simulações”, explicou o professor.

Sabendo desses números, é hora de preparar a camisa do time do coração, garantir os ingressos para os jogos e ficar na torcida.