EVENTO MARCA INÍCIO DO SERVIÇO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL MONPORTO
-
A inauguração do Serviço de Oncologia, que conta com um Centro de Infusões e Atendimento Ambulatorial, representa um avanço significativo no atendimento oncológico da região. Foto: Juliana Pontes/AZ Comunicação
Na noite da última quarta-feira (21), o Hospital Monporto deu início a uma nova etapa em seu compromisso com a saúde da comunidade da cidade do Rio Grande e Região Sul. Em alusão ao Agosto Branco, mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, a instituição promoveu uma palestra com o oncologista clínico, Dr. Gustavo Zerwes e o cirurgião torácico, Dr. Bruno Gomes, evento que marcou o início das atividades do novo Serviço de Oncologia do hospital.
O médico Gustavo Zerwes, que é o responsável técnico pelo serviço, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das neoplasias malignas. "O objetivo é aumentar as chances de cura e de sobrevida a longo prazo", afirmou durante a palestra.
A inauguração do Serviço de Oncologia, que conta com um Centro de Infusões e Atendimento Ambulatorial, representa um avanço significativo no atendimento oncológico da região. "Esse serviço vem somar ao hospital, que já oferece diagnóstico, prevenção, tratamentos cirúrgicos e cuidados a pacientes internados e ambulatoriais", completou.
O novo serviço oncológico do Hospital Monporto está preparado para tratar todos os tipos de tumores sólidos e hematológicos, oferecendo terapias como quimioterapia, imunoterapia, terapia alvo e hormonal. A proposta, segundo Dr. Gustavo, é proporcionar um atendimento integrado, onde o paciente possa realizar desde o diagnóstico até o tratamento oncológico sistêmico no mesmo ambiente.
"O paciente terá um atendimento multidisciplinar, com a integração de equipes médicas, de enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição, oferecendo um cuidado integral e contextualizado", explicou.
Já o Dr. Bruno Gomes, vice-presidente da Sociedade Gaúcha de Cirurgia Torácica, ressaltou a importância da implementação de um serviço de rastreamento de câncer de pulmão no hospital e na região. "O câncer de pulmão é o que mais mata e o que menos conseguimos diagnosticar precocemente. Queremos que este evento e essa implementação de serviço seja o pontapé inicial para um programa robusto de rastreamento dessa doença", destacou.
Com a ampliação dos serviços, o Hospital Monporto destaca sua posição como referência em saúde na cidade, beneficiando pacientes oncológicos de diversos tipos de cânceres e ampliando as opções de tratamento disponíveis. O Hospital reforça seu atendimento a pacientes particulares e dos convênios Unimed, IPE Saúde, SAMHOP, Sameisa, Doctor Clin, GEAP e Marinha do Brasil.
Assessoria de comunicação