CERTIFICADO DE PROPRIEDADE LIVRE DA TUBERCULOSE E DA BRUCELOSE É ENTREGUE DURANTE A EXPOFEIRA

  • A entrega do certificado à Queijos da Estância foi feita à neta de Filinto Eládio da Silveira, fundador do Sindicato Rural e que teve seu nome dado ao parque de exposições em sua homenagem. Foto: Divulgação/SIndicato Rural do Rio Grande

A Expofeira 2022 chega ao fim nesta segunda-feira (14) tendo como último grande evento de sua programação o 20 Remate Angus Grande do Sul, realizado a cargo da Ponteiro Negócios Rurais, a partir das 19h. A edição ficou marcada por ser a primeira no formato presencial após a pandemia do coronavírus, mas ela também será lembrada pela entrega do certificado da primeira propriedade livre da tuberculose e da brucelose animal.

De acordo com a chefe da Inspetoria Veterinária de Rio Grande, Paula Devincenzi, as duas enfermidades estão incluídas no Programa Nacional de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal. “São feitos alguns exames sanitários, ela tem o aporte de um veterinário que presta assistência técnica na propriedade, eles cumpriram as regras da certificação e obtiveram esse certificado e a gente está muito feliz”, disse ela.

Ainda conforme Paula, tanto a brucelose como a tuberculose são zoonoses que podem ser passadas do animal para o homem e a conquista desta certificação por parte da propriedade agrega ainda mais qualidade ao leite e aos derivados produzidos. A entrega do certificado à Queijos da Estância foi feita à neta de Filinto Eládio da Silveira, fundador do Sindicato Rural e que teve seu nome dado ao parque de exposições em sua homenagem.

“É muito satisfatório a gente ver que as pessoas que estão comercializando os seus produtos estão entendendo que a sanidade precisa ser trabalhada nos produtos que serão dispostos na prateleira e que isso, quando se fala em produto de origem animal, isso começa lá na fazenda. Por ter agroindústria eles já se preocupam com muitas questões sanitárias dos produtos, mas também tiveram esse olhar para os animais”, concluiu Paula.

Durante a cerimônia de abertura da Expofeira neste domingo (13), o secretário municipal de agricultura, pesca e cooperativismo, Bercílio Silva, também falou sobre a entrega do certificado. “Lá está uma das mais modernas agroindústrias do município na produção de queijos hoje. É muito significativo, porque pode fazer uma boa produção e produzir um dos melhores queijos do Rio Grande do Sul”, destacou.

Já o presidente do Sindicato Rural do Rio Grande, Ronaldo Zechlinski, classificou esse momento como um divisor de águas. “Esse certificado é um divisor de águas na história do produto rural em Rio Grande. Livre de tuberculose e brucelose é uma propriedade que, a partir de agora, se qualifica para atingir mercados até então inacessíveis. Nesse contexto da qualificação pela sanidade, o mercado que ela vai disputar é o que paga melhor e o consumidor terá a certeza de consumir um produto de melhor qualidade em termos de sanidade pública”, finalizou.