SÉRIE EMPATIA NO TRÂNSITO EP. 1 – A INTERNET COMO MEIO DE ENSINO

  • Cesar começou como instrutor prático em 2004 e permaneceu na função até 2008, quando passou a atuar como instrutor teórico, no início do processo de habilitação de novos condutores. Fotos: Divulgação/Frames de vídeo

A internet tem se tornado uma importante ferramenta de entretenimento e hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que não esteja conectado, ainda mais com a facilidade promovida pela popularização dos smartphones. Nesse sentido, ela também se caracteriza como um meio de ensinamento e conscientização para diversas áreas, principalmente o trânsito, onde é necessário o máximo de cuidado.

Um bom exemplo vem da cidade de Manaus, na capital do Amazonas, onde o instrutor de trânsito, César Mota, utiliza o YouTube, no canal Paz no Trânsito, para veicular vídeos com essa temática. Trabalhando nessa área há 16 anos, ele começou como instrutor prático em 2004 e permaneceu na função até 2008, quando passou a atuar como instrutor teórico, no início do processo de habilitação de novos condutores.

Em contato com a reportagem do site Papareia News, Cesar explicou que se identifica muito com a sala de aula e por conta da profissão de formador teórico ter pouca demanda na capital manauara, resolveu se colocar à disposição. “Eu gosto de pegar no detalhe do assunto, porque quando o aluno entra em sala de aula não quero que ele apenas passe na prova, mas também que se torne um motorista melhor”, explicou.

Ao longo dos anos, Mota ministrou aulas para públicos de diversas idades, mas percebe que os jovens da atualidade estão apenas preocupados em passar na prova teórica para seguir o processo e não se atentam em aprender o conteúdo. “A gente está tendo uma geração de motoristas jovens que não querem compromisso com nada. O trânsito hoje é uma questão cultural e um reflexo da sociedade que a gente vive”, afirmou.

Screenshot_20200831-131827_YouTubePor ter o entendimento e a vivência prática de que a sala de aula conta com pessoas de todas as idades e que o nível de compreensão pode variar de aluno para aluno, Cesar resolveu reativar um canal que possuía no YouTube para gravar vídeos explicativos e com isso facilitar a compreensão de todos. “Para atingir todos os níveis de entendimento, é preciso ser poliglota de uma língua só”, brincou.

As postagens direcionadas à convivência harmônica no trânsito tiveram início em 2017 e de lá para cá a produção de conteúdo não parou mais. Por dar aulas em dois Centros de Formação de Condutores (CFC), os horários de gravação não obedecem a um roteiro específico e por conta disso, ele se acostumou a carregar consigo o celular, um tripé e um microfone, pois a qualquer momento um novo vídeo pode ser gravado.

Essa iniciativa permite aliar o conteúdo visto em sala de aula com a prática e os materiais não ficam disponíveis apenas aos inscritos no canal, pois ele também é apresentado aos seus alunos dos CFCs em que trabalha. “A minha missão é fazer com o aluno saia dali não só preparado para a prova, mas sim para a vida. Quero que ele seja um condutor diferente”, afirmou Mota.

No período de quarentena, Cesar gravou cerca de 40 vídeos, pois acreditava que mesmo sem a realização de aulas era necessário manter os alunos e inscritos atualizados. “Como fiquei sem atividade na autoescola, me sobrou mais tempo, mas eu não queria deixar de dar a minha contribuição social. O carro, por si só, não é bom e nem ruim, ele é neutro. Se ele vai trazer benefício ou malefício depende de quem está no volante”, finalizou.

A série Empatia no Trânsito tem o oferecimento de CFC Habilitar. Pra ficar legal, CFC Habilitar, na General Osório, 468. No próximo domingo, você vai conhecer algumas sinalizações horizontais presentes nas vias urbanas das cidades e rodovias e saber quais os seus significados. Não perca!