RG SEGUE EM BANDEIRA VERMELHA, MAS ATIVIDADES COMERCIAIS E ESPORTIVAS PASSAM A SER LIBERADAS

  • O chefe do executivo municipal fez referência à marca de cem óbitos em decorrência do coronavírus que foi atingida durante a última semana. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Em uma transmissão ao vivo de cerca de 30 minutos pelas redes sociais, o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, anunciou a bandeira que irá regulamentar a próxima semana. A live também contou com a participação do secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Roque Werlang.

O chefe do executivo municipal fez referência à marca de cem óbitos em decorrência do coronavírus que foi atingida durante a última semana. “Uma marca, no mínimo, muito triste para a nossa comunidade pelo fato de que perdemos cem vidas e com certeza impactando a todos os familiares e a própria comunidade”, frisou Lindenmeyer.

Alexandre também chamou a comunidade para combater em conjunto este inimigo invisível e falou sobre a intenção do executivo em adquirir uma vacina assim que surgir. “Enfatizo que a administração municipal já está buscando recursos para que possamos, tão logo tenhamos essa vacina, estarmos na linha de frente buscando a aquisição, caso ela surja”, anunciou.

O secretário Roque Werlang apresentou os indicadores que levaram a decisão para esta semana. “Avaliando todos os nossos indicadores da bandeira do Modelo Papareia, nós tivemos uma média ponderada de 1.88, o quer dizer que o cálculo da bandeira, arredondando para 2.0, nós chegamos a conclusão que nós temos a bandeira vermelha”, revelou.

“Pela terceira semana seguida, nós estamos percebendo uma queda bem importante do número de casos ativos, que significa as pessoas que tem a doença ou ainda estão naquele período de acompanhamento, de reclusão em seus domicílios ou mesmo em internação”, completou Werlang.

Com isso, a municipalidade editou neste domingo o decreto nº 17.361/2020, que estabelece mudanças no decreto nº 17.338/2020 que versa sobre a regulamentação do funcionamento das atividades econômicas. O documento, assinado pelo prefeito municipal, reitera o estado de calamidade pública em todo o território do município para enfrentamento da Covid-19.

Pela decisão, fica permitido o funcionamento do comércio de veículos, de quarta-feira a sábado, no horário das 09h às 17h, obedecendo o emprego máximo de 25% dos trabalhadores. O comércio atacadista não essencial também fica autorizado a funcionar nas mesmas condições e horários das revendas de veículos.

O comércio varejista não essencial poderá funcionar de quarta-feira a sábado com 25% do efetivo de trabalhadores, no horário das 09h às 17h. Shoppings centers poderão funcionar das 12h às 20h e o camelódromo das 09h às 17h, com 25% do número de empregados. As praças de alimentação dos shoppings podem iniciar as atividades às 11h.

Também foi estabelecido no decreto municipal que será permitido o funcionamento de centros esportivos, quadras esportivas e ginásios em geral para a prática de esportes de duplas. O cumprimento dos protocolos de segurança é de responsabilidade dos proprietários, administradores ou gerentes desses estabelecimentos.