SÉRIE SOLDADOS DO FOGO EP. 1 – A TROCA DE TURNO E A CONTINÊNCIA AO TERRENO

  • A troca de turno acontece sempre às 08 horas da manhã e é precedida de uma cerimônia rápida, chamada de Parada Diária, onde a guarnição que está de saída passa o serviço para a que está entrando. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A escala de serviço de um bombeiro em Rio Grande é de 24 horas trabalhadas por 72 horas de descanso. Diariamente, no quartel onde funciona a sede do comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), há pelo menos uma equipe à disposição para o atendimento de chamados de qualquer natureza.

A troca de turno acontece sempre às 08 horas da manhã e é precedida de uma cerimônia rápida, chamada de Parada Diária, onde a guarnição que está de saída passa o serviço para a que está entrando. Nesse momento, o chefe de socorro do dia verifica como estão os bombeiros que começam a jornada e conduz outro ato denominado Continência ao Terreno.

Essa é uma espécie de culto aos valores nacionais, um ato que é comum às Forças Armadas e auxiliares de valorização da pátria. Depois disso, os bombeiros passam a realizar uma inspeção nos equipamentos e conferem se estão todos em funcionamento para utilização em uma possível ocorrência ao longo do dia.

A checagem minuciosa a cada plantão garante que os materiais estejam em perfeitas condições de uso e qualquer alteração é comunicada ao setor administrativo para que seja providenciado o reparo ou até mesmo a troca. Cada viatura tem seu próprio mapa de materiais, o qual guia os bombeiros na inspeção diária.

No momento em que nossa equipe chegou ao quartel para acompanhar parte do plantão, os bombeiros de serviço conferiam o funcionamento das motosserras e desencarceradores. Na sequência foram revisados os sistemas de iluminação e sinalização sonora de cada uma das viaturas, além da calibragem dos pneus.

Se não há alguma atividade específica, depois desses procedimentos, os militares costumam se reunir em uma área de convivência do quartel, onde permanecem até o surgimento de um chamado. Outros optam por revisar conceitos básicos de técnicas diversas ou auxiliam na questão organizacional do espaço de trabalho.

No próximo domingo você vai conhecer a guarnição que esteve de serviço no dia em que nossa equipe acompanhou parte do plantão. Vai também saber se alguma ocorrência marcou esses profissionais e o motivo pelo qual decidiram seguir na carreira. Não perca!