OPERAÇÃO NAVEGANTES TEM PREVISÃO DE 140 MIL VEÍCULOS NO POLO PELOTAS

  • Para manter as 24 horas de atendimento, 13 profissionais, sendo quatro controladores e nove operadores, se dividem em turnos para operacionalizar o Centro de Controle Operacional. Foto: Nauro Júnior/Satolep Press

A previsão de tempo bom para o feriadão deve movimentar as estradas da região Sul. A Ecosul deu início nas primeiras horas desta quinta-feira (01) à Operação Navegantes, com o objetivo de dar suporte aos usuários do Polo Rodoviário Pelotas. Segundo a gerente de operações da concessionária, Liliane Costa Firmiano, cerca de 140 mil veículos devem circular pelas estradas administradas pela Ecosul até a meia-noite de domingo (4).

“As equipes estarão posicionadas de forma estratégica, em pontos de maior movimentação, para agilizar ainda mais os atendimentos”, informou. Nesta quinta-feira, aconteceu uma ação de sensibilização no km 511 da BR-116, na Praça do Retiro, com a distribuição de brindes e ação da campanha “Ao dirigir, não utilize o celular! Nenhuma ligação vale mais que a sua vida”. O objetivo foi chamar atenção sobre o risco de usar o celular ao volante.

O Serviço Médico e Resgate (SMR) disponibiliza seis ambulâncias de resgate com recursos de atendimento pré-hospitalar. Todas fazem o atendimento 24 horas, nos sete dias da semana. As viaturas de inspeção de tráfego circulam monitorando os pontos de atenção na BR-392 e BR-116, e informando o Centro de Controle Operacional (CCO) de qualquer anormalidade.

O local é dotado de 15 câmeras com imagens em alta resolução e localizadas em pontos estratégicos. “Todas elas têm a capacidade de capturar imagens em 360 graus, aproximando detalhes a até dois quilômetros de distância”, detalhou Liliane. Tão logo seja identificado algum problema, os operadores acionam os recursos por rádio ou telefone para que a equipe mais próxima do local se desloque.

“Temos sempre equipes e viaturas preparadas e orientadas para agir”, finalizou. Para manter as 24 horas de atendimento, 13 profissionais, sendo quatro controladores e nove operadores, se dividem em turnos para operacionalizar o CCO.

Assessoria de comunicação