OBRAS DE 100 DIAS DE OPERAÇÃO DA CORSAN COM GESTÃO DA AEGEA AVANÇAM NA REGIÃO

  • Serão ao todo 365 obras no Rio Grande do Sul até lá, com investimento total de cerca de R$ 100 milhões em melhorias. Fotos: Divulgação/Corsan

O município de Piratini, no extremo sul do estado e conhecido como primeira Capital Farroupilha, vem recebendo um conjunto de obras que fazem parte dos projetos a serem entregues para marcar os primeiros 100 dias de operação da Corsan com gestão da Aegea, em outubro.

IMG-20230918-WA0289Serão ao todo 365 obras no Rio Grande do Sul até lá, com investimento total de cerca de R$ 100 milhões em melhorias, como reparos emergenciais, instalação de abrigos, construção e cercamento de poços, reformas de reservatórios, novas redes de água e esgoto e manutenções das unidades operacionais. Todas elas com o objetivo de qualificar e fortalecer o abastecimento, com foco também na preservação ambiental e no desenvolvimento social.

Em Piratini, além das caixas d'água, estão sendo revitalizados o prédio da Estação de Tratamento de Água (ETA) e os escritórios de atendimento ao público da Corsan. Os muros externos que delimitam o terreno onde ficam as estruturas e o reservatório principal, com capacidade de 150 metros cúbicos, já receberam pintura nova. Agora, a empresa responsável fará a pintura interna dos escritórios de atendimento à comunidade e da sede administrativa da Companhia.

IMG-20230918-WA0216Também na Região Sul, as obras dos 100 dias da nova gestão da Corsan avançam nos municípios de Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas e Rio Grande. Em Santa Vitória, estão sendo reformados cinco reservatórios. Já em Pedras Altas, foram construídos novos muros com blocos de concreto na sede da Corsan e o cercamento do poço PDA 5.

Em Rio Grande, no início deste mês, foi perfurado mais um poço para atender a localidade de Povo Novo, distante cerca 45 quilômetros do centro da cidade. A captação vai se dar a uma profundidade de 70 metros, e a tubulação prevista é de oito polegadas, equivalente a 200 milímetros.

“Esse novo poço vai resolver um antigo gargalo da nossa resiliência hídrica. Ou seja, até então, tínhamos apenas um poço operando. Agora, caso venha a ocorrer algum problema, teremos condição de garantir a continuidade e a regularidade do abastecimento. Com isso, já estamos preparados para o próximo verão”, disse o superintendente da Corsan na região sul, engenheiro Mário Silva.

Assessoria de comunicação Corsan