PREFEITURA INICIA OBRA QUE POSSIBILITARÁ LIGAÇÃO DAS RUAS CARLOS GOMES E VISCONDE DO RIO BRANCO

  • Avaliada em mais de R$ 1.7 milhão, a obra teve início na segunda-feira (04) com a mobilização inicial dos recursos. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News e Divulgação/PMRG

A placa instalada no canalete da Avenida Major Carlos Pinto representa a concretização de um antigo desejo da comunidade rio-grandina. A obra de drenagem, pavimentação e paisagismo ali anunciada também possibilitará a ligação entre as ruas Carlos Gomes e Visconde do Rio Branco, criando uma nova alternativa de escoamento do fluxo de saída da cidade.

Avaliada em mais de R$ 1.7 milhão, a obra teve início na segunda-feira (04) com a mobilização inicial dos recursos. De acordo com o chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) da Prefeitura Municipal, Gilberto Arabidian, a contribuição para a mobilidade é um dos principais objetivos do projeto que será executado pela empresa NR Construções, com previsão de conclusão em oito meses.

IMG-20240305-WA0129Elaborado pela equipe de engenharia do município, o projeto estrutural, paisagístico, de drenagem pluvial e de pavimentação prevê a construção de uma ponte transversal que ligará as duas ruas historicamente separadas pelo canalete. “Trata-se de uma ponte no nível do passeio público, onde o pedestre ainda terá prioridade. O nível da rua será elevado, fazendo com que os veículos diminuam a velocidade”, explicou Arabidian.

Para suportar o tráfego que passará a circular na via ao final das obras, a Rua Carlos Gomes receberá melhorias no pavimento, como a recuperação do calçamento de paralelepípedo. Já na Visconde do Rio Branco, a previsão é de que sejam realizadas intervenções pontuais.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) mostram que a frota de veículos em Rio Grande teve um crescimento de aproximadamente 104% nos últimos 17 anos, passando de 63.159 em 2007 para 129.307 automóveis até janeiro de 2024. Carros e motos foram os mais emplacados neste período, somando 104.885 unidades.