RIO GRANDE E REGIÃO SUL RECEBERAM NOVAS VIATURAS PARA O POLICIAMENTO

  • Viaturas foram adquiridas com recursos da Participação Popular e Cidadã e pelo ENAFRON

O governo do estado realizou na tarde desta sexta-feira a entrega de 18 novas viaturas para a Brigada Militar. A solenidade aconteceu no balneário Cassino e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, entre eles o secretário de segurança pública, Airton Michels, e o governador do estado em exercício, Beto Grill.

Os novos veículos fazem parte de um programa do governo gaúcho de reaparelhamento das forças de segurança pública, trazendo assim mais qualidade de trabalho aos servidores e melhorando as estruturas de atendimento à comunidade. Adquiridas através de recursos provenientes da Participação Popular e Cidadã e do Programa Nacional de Estratégia de Fronteiras (ENAFRON), as novas unidades irão atender aos municípios sob o controle do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Sul, sendo remanejadas para as cidades de Rio Grande, Pelotas, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador e Chuí.

De acordo com Michels, a Brigada Militar conta com uma frota de aproximadamente 4.800 viaturas, já a Polícia Civil possui um número menor que chega a 2.100 unidades e a intenção do governo do estado é de repor 1/3 deste número para as duas instituições. Ainda de acordo com ele, está havendo uma melhora significativa na questão da qualidade das viaturas, pois em anos anteriores houve uma enorme aquisição de veículos menos robustos, o que começou a gerar uma série de reclamações de prefeitos, que alegavam que aquelas viaturas não conseguiam aguentar as diferentes condições de solo nos mais variados tipos de patrulhamento.

Michels destacou também dois pontos que culminaram para estas e outras aquisições: os resultados da Participação Popular e os recursos do ENAFRON. “A participação popular é de extrema importância e esta consulta aos cidadãos gaúchos apresenta seu resultado na entrega de novos equipamentos, como os que estão sendo repassados hoje aqui em Rio Grande”, disse o secretário. O ENAFRON é um programa do governo federal que tem como objetivo abastecer com novos equipamentos cidades próximas a áreas de fronteira, o que acaba gerando um trabalho em conjunto entre as forças políticas nacional e estadual em prol da segurança.

DSC_0114_1024x680Questionado por nossa reportagem sobre a falta de reposição de material humano nos quadros da Polícia Civil e Brigada Militar, Michels informou que em setembro de 2011 setecentos novos homens foram incorporados à Polícia Civil e no ano passado cerca de dois mil servidores ingressaram na carreira de policial militar, número este que deverá aumentar até o final do ano, quando mais dois mil homens concluirão o curso e serão chamados para atuarem nas ruas.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, em sua fala, disse que se sente feliz e honrado em ter auxiliado na melhora da questão da segurança no município, muito por conta da implantação dos 11 núcleos do policiamento comunitário no ano passado e que deverá ganhar mais três núcleos nos próximos meses. O chefe do executivo relatou para o governador em exercício, Beto Grill, que atualmente as pessoas sentem a presença da segurança pública e junto a isso enalteceu a chegada de mais estes equipamentos, dizendo que chegarão para qualificar e dar melhores condições de trabalho aos servidores da instituição.

Beto Grill, ao longo de sua explanação, reforçou que a segurança é um dos pilares do governo do estado e discussões permanentes sobre a remuneração dos profissionais são quase que cotidianas, tudo com a intenção de melhorar ainda mais a situação dos policiais civis e militares de nosso estado. Grill comemorou ainda a construção de mais 2.800 vagas no sistema prisional, o que irá auxiliar muito na questão da superlotação carcerária no Rio Grande do Sul.

Após a solenidade, as viaturas seguiram em direção aos seus respectivos batalhões e Rio Grande ficou com sete delas, sendo duas Palio Adventure e cinco caminhonetes marca Nissan Frontier.

Viaturas incendiadas em Porto Alegre também foram lembradas

Nossa equipe de reportagem questionou ainda o tenente coronel Silanos Mello sobre o andamento das investigações do incêndio que atingiu viaturas zero quilômetro, no pátio da Brigada Militar, em Porto Alegre, na última semana. O oficial, que representou o comandante geral da corporação nesta solenidade, disse que o inquérito para apurar os responsáveis já foi aberto e deverá ser concluído em um prazo de 60 dias.

Silanos disse ainda que o que vem sendo veiculado sobre o assunto não passa de especulação, pois para a conclusão do procedimento investigativo ainda falta o resultado da perícia, que foi realizada horas depois do acontecimento por peritos do IGP.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Daniel Corrêa

rodrigo@papareianews.com

daniel@papareianews.com