REGIÃO SUL RECEBEU NOVAS VIATURAS POLICIAIS

  • Viaturas irão atender os municípios de Rio Grande, Jaguarão e Chuí

A Secretaria de Segurança Pública entregou dez novas viaturas para a Brigada Militar, em um evento realizado na tarde de ontem, em frente à Prefeitura Municipal. As unidades, sete motocicletas Yamaha XTZ 250 Lander e três Renault Duster, foram adquiridas com recursos provenientes do Programa de Estratégia Nacional de Fronteiras, do governo federal, e repassadas as cidades de Rio Grande, Chuí e Jaguarão. O investimento de R$ 242 mil irá possibilitar melhores condições de trabalho aos policiais militares.

Para nosso município foram destinadas três das sete motos, além das caminhonetes Renault Duster, que serão utilizadas pela Polícia Rodoviária Estadual no patrulhamento da ERS-734. O policiamento com motocicletas representa uma forma mais ágil no atendimento das ocorrências podendo reduzir à metade o tempo de deslocamento, em relação às viaturas tradicionais.

O comandante do 6º BPM, tenente coronel Carlos Alberto Brusch Terres, disse que as últimas aquisições acabaram proporcionando uma nova forma de trabalho, voltada para a tecnologia e o conforto dos servidores. Brusch informou ainda que a série de investimentos estará concluída após a chegada da viatura destinada para a Patrulha Maria da Penha.

normal_IMG_5021_1024x768O reaparelhamento das forças de segurança pública não passa apenas pela reposição de viaturas e, conforme informou o oficial, o batalhão rio-grandino recebeu nos últimos meses materiais diversos, como barracas, armamentos, entre outros, que facilitam ainda mais o trabalho de salvaguarda das regiões de fronteiras.

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, definiu o momento vivenciado como uma tarde festiva, em que o repasse dos novos equipamentos marcou mais um ato do governo do estado na preocupação com a segurança dos gaúchos. Lindenmeyer aproveitou ainda para divulgar que está sendo realizado um processo licitatório para a aquisição de novos instrumentos de trabalho para a Guarda Municipal, que deverão ser repassados em breve a instituição.

De acordo com o superintendente do Gabinete de Gestão Integrada do município, Daniel do Nascimento, um dos grandes investimentos está relacionado à chegada de dez unidades de armas taser, equipamentos não letais voltados para a imobilização de infratores. Segundo ele, este material deve estar sendo incorporado ao patrimônio da guarda ainda neste mês.

As rondas escolares irão contar com apoio de mais três motocicletas e viaturas, oriundas de projetos sociais desenvolvidos no município, também serão recebidas, vindo a integrar a frota já operante.

Texto e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com