ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE TINHA COMO LÍDER HOMEM INFLUENTE NA SOCIEDADE DE RG É DESARTICULADA PELA PC

  • O líder fazia o recrutamento dos bandidos que possuíam experiência nesse tipo de atividade delituosa e depois disso selecionava as casas que seriam alvo dos criminosos. Foto: Divulgação/PC

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia (DP) desarticularam, na tarde desta quinta-feira, uma organização criminosa responsável pela prática de furtos de residências no município. O grupo era composto por nove bandidos, sendo que a pessoa apontada pela polícia como líder da quadrilha se valia do fato de ser influente na alta sociedade rio-grandina para selecionar suas vítimas e executar os crimes.

De acordo com o delegado Maiquel Fonseca, o líder fazia o recrutamento dos bandidos que possuíam experiência nesse tipo de atividade delituosa e depois disso selecionava as casas que seriam alvo dos criminosos. Sua inserção na sociedade local permitia fazer a avaliação das residências com maior potencial, ou seja, que tivessem um maior número de objetos de valor ou quantias em dinheiro.

Uma vez subtraídos das casas, o chefe da organização comprava os bens dos furtadores e os revendia. No curso das investigações, a Polícia Civil apurou que as vítimas eram amigas do líder da quadrilha, que ostentava fotos nas redes sociais para comprovar sua influência na sociedade. Ainda conforme a polícia, escutas telefônicas, obtidas com autorização judicial, comprovaram seu envolvimento e a extensão do grupo criminoso, que possuía ramificações em Pelotas.

Ao longo do trabalho investigativo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão que terminaram na recuperação de parcela desses bens, alguns deles na cidade de Pelotas. O líder da célula criminosa teve a prisão preventiva decretada e está preso na Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg). A partir de agora, o inquérito policial será remetido ao Poder Judiciário para que o Ministério Público avalie a possibilidade de oferecimento de denúncia.