CAMARÕES PESCADOS EM SJN E SLS SÃO APREENDIDOS PELA PRF POR MÁS CONDIÇÕES DE TRANSPORTE

  • Em ambos os casos, as cargas foram apreendidas e repassadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde desta quarta-feira, duas grandes apreensões de camarão que estavam sendo transportados de maneira irregular e que não tinham procedência. Os casos aconteceram na BR 116, em Guaíba, em um intervalo de cerca de 30 minutos por duas equipes diferentes.

No primeiro caso, os policiais realizam patrulhamento na rodovia, quando se depararam com um furgão, Fiat Ducato, com placas de Laguna, e deram ordem de parada. Ao abrir a porta traseira, os agentes se depararam com uma tonelada e meia do crustáceo que era transportado sem a refrigeração adequada e com a nota fiscal adulterada.

O veículo estava sendo tripulado pelo condutor, um homem de 38 anos, e uma mulher, de 33 anos, ambos naturais da cidade catarinense. A ser questionado sobre a origem da carga, o motorista contou aos policiais que havia pescado o camarão na cidade de São José do Norte e iria comercializá-lo em Laguna.

Enquanto esta ocorrência era atendida, outra equipe de policiais deu ordem de parada para mais uma Fiat Ducato, com placas da cidade catarinense de Navegantes. Quando os agentes abriram a porta do compartimento de carga flagraram cerca de 560 kg de camarão que também era transportado de forma inadequada.

Assim como no primeiro furgão, este também era tripulado por duas pessoas: um homem, de 39 anos, e uma mulher, de 32 anos, naturais de Navegantes. O condutor informou aos policiais que tinha pescado o crustáceo na cidade de São Lourenço do Sul e iria revendê-lo em Santa Catarina, nas não informou a cidade.

Em ambos os casos, as cargas foram apreendidas e repassadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Já os ocupantes dos furgões foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Guaíba, onde as ocorrências foram registradas.