UPA DA JUNÇÃO ENTRA EM FUNCIONAMENTO NO PRÓXIMO DOMINGO

  • A estrutura é a maior do Tipo 3 em todo o Rio Grande do Sul e tem capacidade para o atendimento de 350 pessoas por dia. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Um hospital de pequeno porte: assim pode ser considerada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Junção, que entra em funcionamento no próximo dia 1º. Na manhã desta sexta-feira, representantes da imprensa foram recebidos pelas autoridades municipais para a realização de uma visita técnica, que contou com a apresentação de todos os principais pontos do prédio.

20201030_102833A estrutura é a maior do Tipo 3 em todo o Rio Grande do Sul e tem capacidade para o atendimento de 350 pessoas por dia. O local também servirá como referência para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço Municipal de Urgências (SMU) no encaminhamento de vítimas de acidente na região.

Além disso, a UPA servirá para o atendimento de toda a comunidade e contribuirá para a descentralização dos serviços de saúde no município, que atualmente possui as duas instituições hospitalares instaladas no centro da cidade. São 21 leitos e dez respiradores que contribuirão para o suporte de vida para viabilizar a transferência para um hospital, se necessário.

“Acidentes na BR 392 e na ERS 734 serão respondidos aqui. Atendimento de pacientes que vêm com urgência de outros municípios da região poderão estar sendo atendidos aqui também”, explicou o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer. Os custos da UPA terão dois terços viabilizados pelo município e um terço pelo governo federal.

A gestão da unidade será realizada pelo Instituto Brasileiro de Ensino Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), vencedor da licitação realizada pela prefeitura. O processo, segundo Lindenmeyer, teve o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os demais órgãos de controle.

20201030_102706“Acabou que a mesma organização social que está fazendo a gestão da UPA de Pelotas e do hospital de São José do Norte saísse vencedora. Até na questão da logística, em termos de reposição de materiais e recursos humanos, ficou de bom tamanho. Imprescindivelmente, o que nós esperamos, é um atendimento de excelência à comunidade”, completou Alexandre.

O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, também esteve presente e falou sobre a importância do espaço. “Vai prestar um atendimento de urgência e emergência em clinica geral, pediatria, ortopedia e também psiquiatria. Será a nossa referência municipal para as urgências e emergências, além dos postos de saúde que possuímos na cidade”, explicou.

Os atendimentos de casos de Covid-19 seguem sendo realizados, mesmo após a abertura total do espaço. A unidade recebeu o nome de Airton Varela em homenagem a um dos mentores da Faculdade de Medicina da Furg, além de ter se destacado como um grande médico cirurgião e participante do atendimento de urgência e emergência.

20201030_111939O deputado federal Afonso Hamm (PP), também participou da visita técnica e destacou o grande incremento para a saúde do município, principalmente para a região que ganhará um espaço qualificado. Ele foi um dos responsáveis pela disponibilização dos respiradores que serão utilizados no local e destacou a importância da união em prol das pessoas.

“Saúde não pode ter partido e a atitude das pessoas tem que ser verdadeira. Não tenho nenhum constrangimento em poder ajudar uma administração que não é do meu partido, mas é uma administração para a população. Este é o grande ganho e fico muito feliz, porque a gente sabe o que representa um atendimento na vida das pessoas”, afirmou Hamm.

“Uma conquista que, certamente, irá qualificar a saúde do município de Rio Grande. Com isto, coloco à disposição o meu gabinete para seguirmos atuando, em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, e fundamentalmente junto à Secretaria Estadual de Saúde, na pessoa da secretária Arita Bergmann”, concluiu o parlamentar.