DEPUTADO AFONSO HAMM REALIZA ENTREGA SIMBÓLICA DE 14 RESPIRADORES

  • Ao todo, são 14 equipamentos, sendo cinco fixos, estruturados para UTIs, e nove portáteis que garantem uma maior dinâmica no transporte de pacientes. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em um ato simbólico, na tarde desta segunda-feira, o deputado federal Afonso Hamm (PP) realizou a entrega de 14 respiradores artificiais que serão utilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Cassino e da Junção, além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) obedecendo todas as regras de distanciamento impostas pelas autoridades sanitárias.

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, falou da importância da chegada desses equipamentos que ampliam a capacidade de atendimento da cidade. “Esses equipamentos, que vem liberados por parte do Ministério da Saúde, com apoio do deputado Afonso Hamm, que são 14 respiradores, sendo nove portáteis e cinco permanentes, melhoram a estrutura de atendimento para a Covid-19 no nosso município”, explicou.

O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, explicou a diferença entre os respiradores. “São nove respiradores de transporte, ou seja, que facilitam o manejo do paciente grave que precisa de suporte ventilatório. E cinco respiradores fixos para serem utilizados em leitos semi-intensivos e intensivos, ou seja, leitos de UTI e semi-UTI, que vão ficar à disposição tanto na UPA da Junção, mas também para a atenção hospitalar local”, esclareceu.

20200831_160117Ainda conforme Lemos, nos próximos dias, a UPA da Junção deverá disponibilizar 21 leitos de suporte, local em que os equipamentos serão utilizados. “Hoje as instituições, tanto a Santa Casa como a Furg, detém respiradores, ainda, suficientes para o atendimento à comunidade, mas havendo necessidade e futuro de ampliação, também poderão contar com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde”, completou Maicon.

O deputado Afonso Hamm (PP) também falou sobre a vinda dos equipamentos. “Foi solicitado pelo secretário Maicon, prefeito municipal e, em nome da comunidade, nós conseguimos o encaminhamento na plenitude do que solicitamos. São 14 respiradores, são cinco fixos, estruturados para as UTIs, e também os demais são móveis. Isso dá uma dinâmica muito grande tanto dentro de uma unidade de saúde como uma ambulância”, frisou.

Hamm também destacou a celeridade com que os equipamentos, depois de solicitados, foram repassados ao município. “Primeiro é o diagnóstico da necessidade. O município de Rio Grande foi o primeiro que esteve e permaneceu por várias semanas em bandeira preta. Aqui a gravidade era extrema. A questão dos leitos de UTI e a falta de equipamentos era uma necessidade urgente”, pontuou Hamm.

“Nós conseguimos, na minha opinião, a sensibilização e só foi possível graças à administração municipal, a secretaria de saúde, que fez o encaminhamento dos pleitos, a secretaria do estado, que vem ajudando muito na sua interlocução, e, fundamentalmente, o governo federal. Para se ter uma ideia, nós começamos a encaminhar esses pleitos no dia 18 de agosto e no dia 19 ou 20 eu fiz uma videoconferência e ai nós tivemos a condição de fazer a sensibilização”, finalizou.