SEMANA DE DOAÇÕES E SOLIDARIEDADE COM O HU-FURG

  • No dia 26 de março, a doação chegou pelas mãos do diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG), Daniel Loebmann. Foram doadas luvas de procedimentos não cirúrgicos e máscaras cirúrgicas. Foto: Divulgação/HU

Com a pandemia do novo Coronavírus e a escassez de insumos e equipamentos de proteção individual (EPIs), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) lançou uma campanha solicitando doações à comunidade em geral. A campanha tem como chamada “Doe insumos e equipamentos de proteção individual (EPI), o HU-Furg precisa de você!” e está sensibilizando a população.

Durante a semana, muitas entidades e pessoas estiveram no Almoxarifado Central ou entraram em contato com o HU-Furg para realizar doações ou contribuir de alguma maneira com os profissionais da área da saúde neste momento de enfrentamento do Coronavírus.

Dentre as doações, está a expressiva atuação da Furg: no dia 27 de março, o vice-reitor da universidade, Danilo Giroldo, e representante da Escola de Química e Alimentos (EQA), Cezar Augusto da Rosa, estiveram no Almoxarifado Central do HU-Furg para realizar a doação de 50 litros de álcool etílico 70% (glicerinado). O antisséptico a base de álcool é um produto recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem as mesmas características do álcool em gel 70%.

A iniciativa é fruto de trabalho voluntário de 50 pessoas e conta com o apoio da direção da EQA, de todas as pró-reitorias e da reitoria da FURG. Danilo lembrou que a comunidade pode ajudar na produção por meio da doação de álcool etílico (teor igual ou superior a 80%), cujas doações podem ser entregues no Almoxarifado Central do Hospital.

No dia 26 de março, a doação chegou pelas mãos do diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/FURG), Daniel Loebmann. Foram doadas luvas de procedimentos não cirúrgicos e máscaras cirúrgicas. Já do shopping Praça Rio Grande, chegaram ao HU 300 máscaras cirúrgicas.

A superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão agradeceu as doações e ressaltou que “é de suma importância a sensibilização da população e a doação de insumos e EPIs neste momento, pois isso vai garantir a segurança dos profissionais que vão atuar na linha de frente durante a pandemia”. O gerente administrativo, Tomás Dalcin, enfatiza que “a união da sociedade civil, das empresas privadas e dos órgãos públicos, em momentos de grandes desafios como o que o nosso país e o mundo vêm enfrentando, são o grande diferencial para o enfrentamento desta pandemia”.