SAMU: RELATOS DE QUEM SALVA – A FUNDAÇÃO DO SERVIÇO EM RIO GRANDE

  • O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, fez parte da equipe responsável pela sua criação e acompanhou de perto a realização das adaptações para o que o serviço entrasse em funcionamento

O SAMU iniciou suas atividades na cidade do Rio Grande no dia 29 de dezembro de 2009 e foi o responsável por promover mudanças no atendimento de urgências e emergências no cenário local, a começar pelos hospitais: antes de sua implantação, a distribuição de fichas era o critério utilizado nos prontos socorros da Santa Casa e do Hospital Universitário, os quais precisaram adequar suas metodologias de trabalho ao sistema de classificação de riscos, conhecido popularmente pelas diferentes cores e significados.

Outra diferença trazida foi com relação à forma de acionamento do serviço. Em caso de acidentes ou outras ocorrências que necessitassem de remoções, o solicitante fazia contato por meio de um número de telefone fixo da extinta Central do Bip e com a chegada do SAMU, as ligações passaram a ser feitas de forma gratuita e atendidas diretamente por um médico regulador.

O secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, fez parte da equipe responsável pela sua criação e acompanhou de perto a realização das adaptações para o que o serviço entrasse em funcionamento. Nosso primeiro episódio traz justamente esses relatos e avaliações de Maicon acerca da importância e contribuição do SAMU para a área da saúde.

Ficou com vontade de saber mais? Dê o play no vídeo abaixo e assista nossa web série.

Quer receber nossas notícias diretamente em seu WhatsApp? Então nos adicione aos seus contatos: 98123-9129. Mande sua mensagem que lhe incluiremos em nossa lista de leitores.

Texto: Rodrigo de Aguiar

Foto: José Silveira

rodrigo@papareianews.com

jose@papareianews.com