REVITALIZAÇÃO DO PÓRTICO É CONCLUÍDA COM INAUGURAÇÃO DA NOVA ILUMINAÇÃO

  • Estrutura construída em 1950 foi uma doação do Rotary Internacional e lembra uma máquina de costura, em alusão ao período de desenvolvimento da indústria têxtil no município. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O processo de revitalização do pórtico da cidade do Rio Grande foi concluído na noite desta quinta-feira, com a inauguração da nova iluminação que destaca a estrutura de pedra, construída em 1950, em formato de máquina de costura. O monumento, que marca efetivamente a entrada no município, recebeu atenção especial, em uma parceria com a iniciativa privada que deverá gerar bons frutos para o resgate de monumentos e espaços públicos.

20210819_195003O ato contou com a participação do vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Sérgio Webber, do prefeito municipal, Fábio Branco, de secretários municipais, do presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Branco, demais parlamentares, de integrantes da Defesa Civil, do Rotary Club e do sócio-proprietário da HTC Engenharia, Humberto Telles. O trânsito no local contou com interrupções pontuais para a realização dos procedimentos e registros fotográficos.

"Um momento importante para a Prefeitura e a cidade. Esse pórtico foi doado pelo Rotary Club internacional em 1950. Fizemos inicialmente a lavagem dele, a remoção das pichações e hoje será a inauguração da iluminação. Nossa próxima etapa de trabalho de revitalização será o nosso canalete", anunciou Webber. Ele também agradeceu aos três Rotarys Clubs do município e aos empresários Humberto Telles e Marco Aurélio Ávila, das empresas HTC Engenharia e Reparmar.

O empresário Humberto Telles também falou sobre a iniciativa de integrar essa parceria que resgata a autoestima dos rio-grandinos. "É um sentimento de satisfação, tanto nosso quanto dos colaboradores operacionais. No sábado, quando foi pintado o brasão do Rotary, nosso colaborador comentava que ao passar ali e ver o pórtico lavado e o brasão pintado, ele passa a fazer parte da história não apenas como colaborador, mas sim como cidadão rio-grandino", disse ele.

20210819_200448O ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, que coordenou as equipes nesse trabalho também falou sobre o sentimento ao final da revitalização. "Muito feliz. Isso é um orgulho, eu amo a minha cidade e faço isso de coração. A gente tem muitas pessoas que querem ajudar nossa cidade a ficar mais bonita e aprazível. A gente sempre quer dar o melhor para o próximo. É como aquele pensamento: o que eu quero para o meu filho eu quero para a minha cidade", afirmou.

O prefeito municipal, Fábio Branco lembrou que momentos como esses mostram que a cidade deve ser construída por todos. "Um momento importante, talvez não impactante, mas ele ser simbólico para que a gente consiga demonstrar na prática aquilo que eu tenho dito a muito tempo: uma cidade não pode ser responsabilidade do prefeito ou de um secretário, mas sim de todos. O que a gente quer é demonstrar que cada um fazendo um pouco fica muito mais fácil para termos uma cidade mais bonita e mais alegre".

Confira nos players abaixo as entrevistas completas.