REVITALIZAÇÃO DO PÓRTICO DA CIDADE É INICIADA PELA DEFESA CIVIL

  • Um caminhão plataforma, utilizado na manutenção dos semáforos, está auxiliando as equipes a realizar a limpeza ao nível dos olhos, o que proporciona mais assertividade no processo. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Teve início, na manhã deste sábado, a ação de limpeza e revitalização do pórtico de acesso à cidade. A estrutura de pedra, construída em 1950 em forma de máquina de costura, é um dos símbolos do município e remete a um dos momentos de sua história econômica, quando a indústria têxtil estava a pleno vapor.

O processo deverá estar concluído em aproximadamente 30 dias, porém neste sábado está sendo realizada a atividade considerada como mais complexa: a lavagem do monumento. O dia foi escolhido em razão do baixo movimento em relação aos dias de semana e o trânsito nos dois sentidos da Avenida Presidente Vargas está sendo desviado pelas laterais.

Cones, placas de sinalização e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) orientam os motoristas sobre as modificações temporárias. A limpeza do pórtico acontece em conjunto com a empresa HTC Engenharia que disponibilizou um funcionário e também o maquinário.

20210703_114348Um caminhão plataforma, utilizado na manutenção dos semáforos, está auxiliando as equipes a realizar a limpeza ao nível dos olhos, o que proporciona mais assertividade no processo. Enquanto essa atividade era realizada, outra equipe da SMMAS atuou no reforço da sinalização horizontal com a pintura das faixas e marcas de canalização.

De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, a iniciativa surgiu dentro do órgão de proteção e defesa da comunidade e foi ganhando o apoio de outras secretarias e também da iniciativa privada. Estão engajadas nessa ação, além da SMMAS e da HTC, a Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC) e a Secretaria Municipal do Cassino (SMC).

Com a conclusão da limpeza, será realizada a troca da fiação de energia do antigo sistema de iluminação, o símbolo do Rotary Club será revitalizado e uma bandeira do município será colocada em um mastro já existente. O Horto Municipal cederá mudas de flores, que serão plantadas nas floreiras existentes do lado de quem chega pela Avenida Santos Dumont.

Ainda conforme Machado, a iluminação será mais moderna e trará as cores do município, o que deverá resgatar nos rio-grandinos o sentimento de orgulho e de pertencimento.