PROJETO VOLTADO AO COMBATE DO ASSÉDIO SEXUAL NO TRANSPORTE COLETIVO SERÁ LANÇADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (30)

  • O aplicativo também será a primeira ferramenta no estado criada para que as mulheres denunciem casos ocorridos dentro dos ônibus. Foto: Divulgação/PMRG

Buscando promover um ambiente mais seguro para as rio-grandinas, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Segurança, Mobilidade e Acessibilidade (SMMAS), irá realizar o lançamento oficial do aplicativo Juntas Livre do Assédio (JU.LI.A), na próxima segunda-feira (30), às 09h, no Salão Nobre do Paço Municipal.

A aplicação tem como objetivo combater o assédio sexual no transporte coletivo municipal, utilizando de um sistema que transmite um alerta a uma equipe especializada da Guarda Municipal, que atenderá a ocorrência. O aplicativo também será a primeira ferramenta no estado criada para que as mulheres denunciem casos ocorridos dentro dos ônibus.

De acordo com dados da Prefeitura do Rio Grande, duas em cada dez usuárias do transporte coletivo já foram importunadas verbal ou fisicamente, com comentários ou atos de cunho sexual. O aplicativo visa atender a essas vítimas de assédio, sendo que mais de 60% desses casos ocorreram dentro dos ônibus.

"A segurança das mulheres é uma prioridade e o lançamento do aplicativo JU.LI.A é uma prova desse compromisso. Estamos determinados a combater esse crime e garantir que todas as mulheres se sintam protegidas e respeitadas em seus deslocamentos diários", destacou o prefeito Fábio Branco.

Assessoria de comunicação PMRG