PROJETO DE LEI QUE CRIA A SECRETARIA DE SEGURANÇA FOI PROTOCOLADO NA CÂMARA

  • A presença de Lindenmeyer permitiu que os representantes do legislativo fizessem colocações e questionamentos sobre a proposta que deverá ser apreciada em sessão extraordinária nos próximos dias

O projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) foi protocolado na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores. A nova secretaria, que assumirá as questões relacionadas ao trânsito e a Guarda Municipal, foi anunciada durante coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira e terá como titular o ex-comandante do 6º BPM, Carlos Alberto Brusch Terres.

O ato aconteceu na Sala das Comissões do parlamento mais antigo do estado e contou com a presença do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, que entregou as vias do documento em mãos para o presidente da casa, vereador Flávio Maciel. A presença do chefe do executivo permitiu que os representantes do poder legislativo fizessem colocações e questionamentos sobre a proposta que deverá ser apreciada em sessão extraordinária nos próximos dias.

Além do aumento da sensação de segurança para os rio-grandinos, a justificativa para a decisão está baseada nos 55 homicídios e 34 mortes no trânsito ocorridas no ano passado, fatores que para Alexandre são causadores de muita preocupação. O pedido de agilidade na análise do tema será encaminhado à Câmara na próxima segunda-feira e a aprovação parece ser uma questão de tempo, uma vez que o assunto é de interesse da comunidade e a iniciativa do executivo foi destacada e elogiada pelos parlamentares.

Ao utilizar a palavra, o vereador do PMDB, Charles Saraiva, saudou a chegada de Brusch e fez referências positivas ao perfil do novo secretário ao lembrar da importância do trabalho desenvolvido por ele no período em que esteve à frente do 6º BPM. Saraiva ainda citou os investimentos em segurança promovidos recentemente pelo governo do estado e disse que a partir de agora as questões relacionadas a este tema serão tratadas entre as duas esferas com igualdade.

Já o vereador Flávio Maciel disse ter ficado contente com a chegada do projeto de lei na casa, pois esta era uma ideia que já vinha sendo discutida desde o ano de 2013. Sobre a proposta de aglutinação do trânsito e a Guarda Municipal, ele disse que a medida se justifica em razão da atual situação financeira vivenciada pelo município, mas acredita que a partir do momento em que as receitas públicas voltem a viver dias melhores, novos investimentos serão realizados para manter a eficácia dos serviços.

O organograma da SMMAS compreende em sua estrutura os cargos de corregedor-geral e ouvidor-geral, além de formalizar os de comandante e subcomandante da Guarda Municipal, os quais atendem a requisitos e exigências federais.

Quer receber nossas notícias diretamente em seu WhatsApp? Então nos adicione aos seus contatos: 98123-9129. Mande sua mensagem que lhe incluiremos em nossa lista de leitores.

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com