PROJETO CICLOVIA DA INOVAÇÃO SERÁ LANÇADO DIA 29 DE OUTUBRO, EM PELOTAS

  • O município já conta com o Bike PEL, que consiste num sistema de bicicletas compartilhadas, com tecnologia QR Code via APP para destravamento e demais funcionalidades. Foto: Divulgação/PPT

O Pelotas Parque Tecnológico (PPT) promove o lançamento oficial do Projeto Ciclovia da Inovação, dia 29 de outubro, às 15h, com atividades na área externa do Parque. O projeto visa consolidar Pelotas como um Polo Tecnológico com a primeira rota de Ciclovia da Inovação ligando o Pelotas Parque Tecnológico e as Instituições Acadêmicas, empresas e demais ambientes de inovação. Atualmente, Pelotas conta com 60 km de ciclovias e ciclofaixas; com a proposta do PlanMob, até 2028 esses números do sistema cicloviário deverão saltar para 226 km.

Promover a saúde das pessoas, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana além de fortalecer a marca de Pelotas como cidade das ciclovias, também estão ente os objetivos da proposta.  Rosani Ribeiro, diretora executiva do PPT, destaca que o projeto vai trazer maior engajamento das empresas do Pelotas Parque Tecnológico no uso das ciclovias, conexão com as Universidades e integração com parceiros da iniciativa privada e setor público. “Existe um traçado na ciclovia municipal que já contempla esta integração entre o Parque, Instituições e empresas, e queremos potencializar ações para uso efetivo deste ativo. Saúde, mobilidade, sustentabilidade e conexão é o nosso proposito com este projeto”, destacou a diretora.

A ciclovia deve beneficiar um público de cerca de 35.000 alunos universitários e técnicos nas Universidades e Institutos Federais de Pelotas; cerca de 4.000 servidores e usuários vinculados as Universidades e o público em geral. O município já conta com o Bike PEL, que consiste num sistema de bicicletas compartilhadas, com tecnologia QR Code via APP para destravamento e demais funcionalidades.

“Vários fatores levam ao crescimento das ciclovias e ciclofaixas em Pelotas e a prefeitura tem implementado elas em diversas obras. O Bike PEL também veio para complementar o uso da bicicleta particular. E a Ciclovia da Inovação vem para dar uma alternativa para deslocamento e uma nova dinâmica a um grupo de usuários do parque, universidades e escolas”, comentou o secretário de Transporte e Trânsito (STT) do município, Flávio Al Alam.

Para Andressa Catharine, Diretora da Rabassa Seguros, a criação da ciclovia vai ao encontro de princípios importantes na corretora. “Temos que buscar meios mais sustentáveis de transportes, e incentivar um novo modo de vida, com sustentabilidade e segurança para todos. Além de já termos ciclovias prontas e em pleno funcionamento, temos também projetos para o aumento delas nos próximos anos. A Rabassa Seguros preza por proteção, segurança e tranquilidade a todos, e estarmos juntos no projeto da ciclovia da invocação é mais um passo para de alguma forma ajudarmos na criação de um novo estilo de vida”, afirmou.

A primeira fase do projeto está sob coordenação do Pelotas Parque Tecnológico, com apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, que constituíram a Coordenação inicial do Projeto. O Projeto conta também com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e parceiros Estratégicos: UFPEL, UCPEL, IFSUL, Faculdade Senac e Faculdade Anhanguera; Empresas: Rabassa Seguros, Bikepel, Bicileva, Co. Place e Reverso Comunicação