PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO CELEBRA MÊS DA INOVAÇÃO COM MUITAS ATIVIDADES

  • Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Foto: Divulgação/PPT

Instituído por decreto pelo governo federal, outubro é considerado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Pelotas Parque Tecnológico (PPT), que tem como foco principal o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para as pessoas e para o mundo, está participando e/ou promovendo iniciativas que contribuem com todo o ecossistema de empresas nessa missão.

“Depois do nosso mês de aniversário em que fomos presenteados com novas empresas residentes no parque e editais para fomento delas, agora celebramos mais um mês importante para a inovação, sempre no intuito de contribuir para que os negócios da nossa cidade e região façam a diferença na sociedade, por meio da tecnologia”, destacou a diretora executiva do PPT,  Rosani Boeira Ribeiro.

Conheça as atividades do mês de outubro

AGROIDEIAS – evento digital, em 6 de outubro, durante a programação da 94ª Expofeira de Pelotas, na Arena da Inovação. Startups de Pelotas e Rio Grande participam de um pitch: AlgaSul, Auros Robotics, Demetec, Green Next, Hut8 - Pastejando, Ignis, Jubatus, Nuinset, Orgânico Solidário, Partamon, Terra Mares, Vantum e WebFeiras;

Edital de Incubadoras SEBRAE – Lançamento das ações do Edital de Incubadoras SEBRAE, que de outubro a dezembro de 2021 vai contemplar 14 ambientes de inovação, entre eles o Pelotas Parque Tecnológico e a Incubadora Innovatio da FURG, em Rio Grande. Serão feitas ações de fomento e sensibilização para geração de novos negócios com modelos de negócios de base tecnológica, oficinas de empreendedorismo, Design Thinking, consultorias de posicionamento de mercado; assessoria de Contratos Jurídicos, oficina de segurança de dados e propriedade intelectual, além de rodadas de Investimentos;

Ciclovia da Inovação – Lançamento do trajeto que liga o PPT às Universidades e elas entre si. Ação em parceria com a Prefeitura de Pelotas através da SMTT – Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a SDETI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação.  Atualmente, Pelotas conta com 60 km de ciclovias e ciclofaixas e com a proposta do PlanMob, até 2028 esses números do sistema cicloviário deverão saltar para 226 km.

Circuito da Inovação – tema LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – Em uma parceria do PPT e APL da Saúde de Pelotas e Região, serão feitas lives com temas inovadores com foco na Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos em todas as áreas das empresas e das instituições.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL - Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural.  O parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.