PRODUÇÃO LEITEIRA DE RIO GRANDE TEM ESPAÇO ESPECIAL NA EXPOFEIRA

  • Na grande maioria das propriedades, as vacas são das raças Holandesa e Jersey, o que traz ainda mais qualidade para a bacia leiteira do município. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Quem passar pela Expofeira de Rio Grande neste final de semana terá a condição de conhecer parte da rotina dos produtores leiteiros do município. Atualmente, a Associação de Criadores de Bovinos de Leite (ACBL) tem contabilizada a existência de 40 propriedades que se dedicam a essa cultura na cidade.

Segundo o vice-presidente da ACBL, Vanderlei Teixeira, o leite produzido em Rio Grande é destaque estadual, em razão da melhoria constante da genética desses animais. Na grande maioria das propriedades, as vacas são das raças Holandesa e Jersey, o que traz ainda mais qualidade para a bacia leiteira do município.

20221111_185936Ainda conforme Teixeira, esses fatores atraem a atenção de grandes indústrias, como é o caso da Languiru, que coleta em uma propriedade do Taim o leite que será beneficiado e vendido nos supermercados. A Cooperativa dos Produtores de Leite de Rio Grande (Cooplerg) também comercializa o leite com uma cooperativa de São Lourenço do Sul.

Produtor leiteiro há quase 50 anos, Vanderlei explicou que uma vaca adulta pode pesar até 600 kg e produzir, em média, 45 litros de leite por dia. Outro cuidado importante observado é com relação à alimentação: as vacas consomem pasto nativo e cultivado, silagem de milho e ração contendo cerca de 20% de proteína.

Apesar da bacia leiteira rio-grandina contar com 40 propriedades especializadas, Vanderlei confidenciou uma preocupação dos produtores: a sequência da atividade. Segundo ele, poucos são os jovens que decidem seguir na profissão desenvolvida pelos pais, o que coloca em risco o futuro da produção.