EXPOFEIRA 2022 COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (10) COM EXPECTATIVAS DE BONS NEGÓCIOS

  • Evento tem início neste quinta-feira (10), com expectativas de bons negócios. Foto: Divulgação/Sindicato Rural do Rio Grande

O Sindicato Rural do Rio Grande dá início, a partir desta quinta-feira (10), à 48ª edição da Expofeira. O parque de exposições Filinto Eládio da Silveira já está em fase final de preparação para receber expositores da indústria e comércio bem como os animais, os quais devem começar a chegar a partir das 08h da manhã de amanhã.

De acordo com o tesoureiro do sindicato e veterinário responsável pelo evento, Leandro Freitas, a edição 2022 contará com o dobro de animais inscritos para os remates em relação ao ano passado, o que aumenta as expectativas da organização para o crescimento dos negócios fechados durante a feira.

No ano passado, na retomada do evento após o período de pandemia, as vendas de animais chegaram a casa de R$ 1,5 milhão. Naquela oportunidade não houve a participação de expositores da indústria e comércio, além da gastronomia, vendas que certamente contribuirão para o aumento dos números em 2022.

A Expofeira também se caracteriza como um evento que traz para o ambiente urbano um pouco da rotina do trabalhador do campo, permitindo um intercâmbio entre esses dois estilos de vida. Um setor que tradicionalmente se destaca é o dos animais que encantam pessoas de todas as idades, principalmente as crianças.

“Neste ano, na exposição de animais, teremos em torno de 25 exemplares das raças leiteiras, mais de 30 reprodutores e ventres das raças de corte, uma grande quantidade de ovinos, cerca de 150 equinos e a mesma quantidade de aves e pequenos animais”, detalhou Leandro. Eventos culturais e artísticos completam a programação.

Ainda conforme Leandro, a Expofeira reúne produtores dos mais variados municípios da região e do estado. “Nos bovinos de corte, temos participantes de Encruzilhada do Sul, Bagé, Rio Grande e Dom Pedrito. Já na parte dos equinos contamos com participantes até mesmo de fora do Rio Grande do Sul”, destacou.

A agenda de eventos conta, no dia 11, com a 6ª edição do Balcão de Negócios, oportunidade em que o comprador terá condições de negociar os animais diretamente com o vendedor. No sábado (12), será realizada uma ação social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Rio Grande do Sul e no dia 14, segunda-feira, acontece o Remate de Gado Geral.

Ao longo dos quatro dias estão previstas, ainda, atividades que prometem atrair o público rio-grandino, como geneteadas, paleteadas, provas da Credenciadora ao Freio de Ouro, mateada, palestras, exposições, julgamento de animais, entre outros. A 48ª Expofeira conta com o patrocínio do Banrisul, Portos RS, Sicredi e Senar RS.