PREFEITURA ACATA POSIÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO E MANTÉM DISTANCIAMENTO SOCIAL

  • Com isso, seguem liberadas apenas as atividades comerciais que já mencionadas em decretos anteriores com a realização da modalidade de tele-entrega. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Em um vídeo de pouco mais de dez minutos publicado nas redes sociais, o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, anunciou a posição do Comitê Técnico em Saúde de manter o isolamento social e opinar pela não flexibilização das atividades econômicas na cidade. Havia uma grande expectativa por conta dos comerciantes e lideranças do setor, mas pelo menos até quinta-feira a orientação é pela continuidade do distanciamento.

Segundo Alexandre, o pequeno número de casos registrados no município se deve ao cuidado que a população tem tido ao longo desse período. A falta de respostas do Ministério da Saúde sobre o credenciamento dos leitos de UTI no município e a demora na chegada de equipamentos também pesaram nessa decisão. "Nós acabamos levando essa discussão para o Comitê Técnico em Saúde e a após ampla discussão, o entendimento foi pela manutenção do distanciamento social nesse momento", explicou.

A decisão leva em consideração os hospitais da cidade que teriam sua lotação máxima atingida em caso de um surto da doença nos próximos dias. "Uma das informações que veio é de que todos os outros leitos de UTI que não são destinados à Covid-19 já estão ocupados e que se nós tivermos qualquer surto de propagação do vírus no nosso município nós teremos a possibilidade de que esses leitos que temos, ainda não credenciados pelo Ministério da Saúde, possam estar entrando na ocupação plena", justificou.

Com isso, seguem liberadas apenas as atividades comerciais que já mencionadas em decretos anteriores com a realização da modalidade de tele-entrega. Lindenmeyer também lembrou que o governo do estado deverá estar liberando um planejamento estratégico de liberação de atividades com critérios determinados. Já nesta quarta-feira ocorrerá a segunda etapa da análise da UFPel, o que permitirá, na quinta-feira, o chamamento do comitê técnico, em caráter extraordinário, para apresentação da possibilidade de flexibilização para alguns setores.

O vídeo completo pode ser assistido clicando aqui.