PERG E SENAC INICIAM FORMAÇÃO EM CORTE E COSTURA PARA 36 PESSOAS

  • Uma oficina com 16 máquinas foi montada pela Perg e o objetivo é que, após a conclusão da formação, os produtos e a mão de obra sejam absorvidos por empresas da região. Foto: Divulgação/Senac

Reeducandos da Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg), estão sendo capacitados na área de Corte e Costura, por meio de parceria firmada com o Senac Rio Grande. O Projeto iniciou com oficinas permanentes com apoio da Unimed e evoluiu para Formação Integral de 36 pessoas, divididas em duas turmas ao longo do ano de 2021.

A iniciativa tem por objetivo recuperar com o trabalho, a autoestima e o bem-estar psicológico de pessoas em situação de prisão, evitando, assim, que retornem à criminalidade por falta de oportunidades. “A educação profissional é uma forma de dar ferramentas ao apenado para que no momento do seu retorno a liberdade tenha mais uma opção de se reinserir no mercado de trabalho”, explica o diretor da PERG, Leandro Suanes.

De acordo com o diretor do Senac, Tiago Radmann, “a capacitação, além de proporcionar profissionalização aos custodiados, vai possibilitar a fabricação de uniformes, máscaras, roupas, lençóis e outros artigos que poderão ser utilizados pelos próprios detentos ou pela comunidade”. Uma oficina com 16 máquinas foi montada pela Perg e o objetivo é que, após a conclusão da formação, os produtos e a mão de obra sejam absorvidos por empresas da região.

Com 160 horas/aulas, entre teoria e prática, a qualificação conta com a participação de 36 reeducandos, que aprendem sobre os diferentes tipos de máquinas de costura, técnicas de costura, noções sobre empreendedorismo, marketing, relacionamento, etc. A intenção da Perg e do Senac é ampliar a parceria para formação em outras áreas.