PARQUE SÃO PEDRO APRESENTA CORTE QUE PARTICIPARÁ DO CONCURSO GAROTA COMUNITÁRIA, NO DIA 26 DESTE MÊS

  • As meninas foram escolhidas a partir de uma seletiva para representar o bairro no evento. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

No próximo dia 26, a partir das 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jockey Club, a União Riograndina das Associações de Bairros (URAB) realiza o concurso Garota Comunitária. O evento não acontecia há três anos e a vencedora se classifica para a disputa do título estadual.

O bairro Parque São Pedro já tem suas representantes conhecidas. A Rainha é Fábia Kaiane, de 20 anos, estudante de Economia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A 1ª Princesa é Jhully Vitavar, de 18 anos, que pretende cursar a faculdade de Enfermagem. A 2ª Princesa é Rayana Amico, de 15 anos.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Parque São Pedro, Karine Diniz, com a reativação do concurso pela URAB, foram abertas as inscrições e divulgadas pela rede social da entidade. As meninas foram escolhidas a partir de uma seletiva para representar o bairro no evento.

Na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, as integrantes da corte falaram sobre o sentimento de representar o bairro no concurso. "É uma possibilidade de abrir alas para novas candidatas. Independente da etnia, todas somos lindas e merecemos estar em um pódio", afirmou a rainha Fábia.

Para a 1ª Princesa Jhully, trata-se de uma forma de mostrar para as outras mulheres que não existe um padrão único de beleza. "Podemos mostrar para outras mulheres negras que também temos beleza. Além disso, quando uma mulher negra ganha, nós tambem nos sentimos inspiradas", disse ela.

Já a 2ª Princesa Rayane, que não participará desta edição em razão da idade, referendou as falas de Fábia e Jhully, dizendo sentir-se representada pelas declarações trazidas por suas colegas de corte. Ainda pelo regulamento do concurso, cada bairro poderá participar com a inscrição de duas candidatas.