OFICINA DA CORSAN INSPIRA LÍDER COMUNITÁRIA A TRANSFORMAR DESCARTE DE RESÍDUO EM AÇÃO SUSTENTÁVEL
-
O programa “De Olho no Óleo” da Corsan ensina a transformar o óleo de cozinha usado em sabão ecológico. Fotos: Divulgação/Corsan
Após participar de uma oficina sobre reaproveitamento de óleo de cozinha, promovida pela Responsabilidade Social da Corsan, a presidente da Associação de Moradores do Parque Marinha, em Rio Grande, Izaura Maria Fernandes, transformou o aprendizado em uma prática permanente. Ela passou a recolher o óleo usado da comunidade, evitando o descarte incorreto, e produz o sabão que é redistribuído aos próprios moradores.
A ideia surgiu durante uma visita ao Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan, em Porto Alegre. Izaura conheceu as etapas do tratamento de água e as consequências que o óleo jogado na rede pode causar, como entupimentos e danos ambientais.
Com o objetivo de sensibilizar mais pessoas, ela participou da oficina “De Olho no Óleo” e decidiu aplicar o conhecimento criando um ciclo sustentável. Hoje ela recolhe o óleo dos vizinhos e transforma em sabão para distribuir entre os moradores.
“Foi uma experiência que me marcou. Eu já fazia sabão em casa, mas percebi a importância de envolver mais gente nisso. Comentei com as meninas da associação e decidimos realizar a oficina e colocar em prática. Agora, os vizinhos já chegam com os galões de óleo na minha porta. A gente recolhe, faz o sabão e distribui para a própria comunidade. É gratificante ver o pessoal se conscientizando e ajudando o meio ambiente”, relatou.
A analista de Responsabilidade Social da Corsan, Priscila Sassone, destacou que iniciativas como essa fazem parte de um conjunto de ações da Corsan voltadas à educação ambiental e ao incentivo de práticas sustentáveis nas comunidades.
“Programas sociais como o De Olho no Óleo são muito importantes porque aproximam a comunidade das práticas de sustentabilidade no dia a dia. Através das oficinas de produção de sabão, mostramos na prática que o descarte correto do óleo de cozinha faz diferença, tanto para o meio ambiente quanto para o saneamento. Além disso, envolve as pessoas, gera aprendizado e fortalece o senso de responsabilidade coletiva com o lugar onde vivemos”, disse.
O programa “De Olho no Óleo”
O programa “De Olho no Óleo” da Corsan ensina a transformar o óleo de cozinha usado em sabão ecológico. A iniciativa busca evitar o descarte inadequado do resíduo, que causa sérios danos à rede de esgoto doméstico, além de incentivar o reaproveitamento sustentável, promovendo a preservação ambiental.
O descarte inadequado do óleo em pias e ralos compromete o funcionamento das redes de esgoto, dificulta o tratamento e pode afetar a qualidade da água. Um litro de óleo descartado incorretamente é capaz de contaminar até 25 mil litros de água.
Assessoria de comunicação
Assessoria



