CORSAN CONCLUI PRIMEIRA LIGAÇÃO AO SISTEMA DE ESGOTO DOMÉSTICO DE SJN

  • A obra teve início em novembro e foi concluída no dia 28 de fevereiro. Foto: Divulgação/Corsan

A Corsan concluiu a primeira ligação ao sistema de esgotamento sanitário de São José do Norte. A partir de agora, o Hospital Municipal passa a ter o esgoto coletado e tratado pela Companhia.

Com investimentos de R$ 200 mil, a Corsan construiu uma estação elevatória que vai funcionar exclusivamente para o hospital, com capacidade de bombear 1,5 litro por segundo de resíduos para a estação de tratamento de esgoto.

Também foram implantados 300 metros de emissário, que é a tubulação que leva o esgoto do local de origem à estação elevatória. A obra teve início em novembro e foi concluída no dia 28 de fevereiro.

“Muito importante dar início a esta etapa do tratamento de esgoto na cidade. Os desafios são grandes e a empresa está empenhada em alavancar os índices de tratamento de esgoto em São José do Norte. Este é o primeiro passo para alcançarmos a universalização do tratamento de esgoto no município”, afirmou o gerente da Corsan em São José do Norte, Rodrigo Pontes.

Universalização do saneamento

Todos os projetos da Companhia, tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto, estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.

Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Assessoria de comunicação