MANUTENÇÃO DE CAMAS HOSPITALARES DA SANTA CASA É REALIZADA PELA FURG
-
Os trabalhos desenvolvidos são relacionados a manutenção mecânica, troca de peças, desempenamento, soldagem e manutenção eletro-eletrônica. Foto: Divulgação/Furg
Em enfrentamento à Covid-19, a Escola de Engenharia (EE) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) desenvolve uma ação de apoio à infraestrutura hospitalar da Santa Casa de Rio Grande. A equipe realiza a manutenção mecânica e de controle de 40 camas hospitalares elétricas de diferentes modelos.
Atualmente fora de uso por defeitos mecânicos, as camas estão recebendo manutenções que permitem a reincorporação na estrutura hospitalar. A equipe do iTecCorona recebeu a demanda da Santa Casa e, assim, iniciaram os trabalhos na Escola de Engenharia.
Os trabalhos desenvolvidos são relacionados a manutenção mecânica, troca de peças, desempenamento, soldagem e manutenção eletro-eletrônica. O material de reparo é fornecido pela Santa Casa, e as instalações e ferramentas são disponibilizadas pela Furg.
A equipe é composta pela coordenadora do curso de Engenharia Mecânica, Fabiane dos Santos, pelo técnico do Laboratório de Sistemas Térmicos e estudante de Engenharia Mecânica, Yuri de Magalhães, e pelo estudante do curso de Engenharia Mecânica Empresarial, Alex Gonçalves.
O trabalho tem relação com o projeto Aerofurg, equipe de aerodesign da universidade que projeta, calcula e constrói uma aeronave para a competição SAE Brasil, que acontece anualmente. O projeto integra estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Empresarial e Engenharia Mecânica Naval. De acordo com Fabiane, o nível de aprendizagem dos estudantes que participam no projeto colabora com o desenvolvimento das manutenções realizadas.
Para Alex Gonçalves, voluntário no projeto, a experiência é desafiadora e ao mesmo gratificante. “Nunca imaginei essa situação. De certa forma estou ajudando a salvar vidas. O aprendizado é grande, porque vai desde a parte técnica, da manutenção, até a solidariedade, porque você se doa ao máximo para ajudar”, enfatizou.
O capitão da equipe Aerofurg, Yuri de Magalhães, ressaltou o seu dever como servidor público no auxílio neste momento de pandemia. “Nossas atividades de ensino na universidade estão reduzidas, então é hora de dedicarmos nosso tempo e espaço para fazer algo pela sociedade”.