EMPRESA INCUBADA DA FURG PROJETA EQUIPAMENTOS PARA A CORSAN

  • Os equipamentos concebidos pela Augen representam uma solução de automação, para que o processo seja feito de maneira constante e precisa. Foto: Divulgação/Furg

Com o objetivo de automatizar o processo de análise e controle de parâmetros de potabilidade durante o tratamento de água, a Augen Engenharia e Inovação, que faz parte da incubadora de empresas de base tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Innovatio, recentemente realizou a entrega e montagem de equipamentos desenvolvidos por sua equipe para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, em Tramandaí.

De acordo com Moises Fernandes Borges, engenheiro mecânico e um dos sócios da empresa, atualmente a parte analítica da operação de tratamento de água é feita manualmente. “O atual processo consiste na coleta de água, análise em laboratório próprio da estação, e, a partir disso, é feita a dosagem, que é uma operação difícil de acertar o ponto ideal de forma manual”, explicou.

Os equipamentos concebidos pela Augen representam uma solução de automação, para que o processo seja feito de maneira constante e precisa. “Nosso equipamento está conectado online durante o tratamento e coleta de água, e nesse processo já desempenha a análise e dosagem”, detalhou.

Concepção e contexto

Como parte de uma adaptação ao mercado, a chamada indústria 4.0 engloba diversos fatores e aspectos possibilitados pelos mais recentes avanços tecnológicos compreendidos em diferentes dispositivos e ideias, a exemplo de conceitos como a internet das coisas, big data, realidade aumentada, sistemas modulares integrados, simulações e assim por diante.

Em seu sistema desenvolvido para a Corsan, chamado de ETA 4.0, em função de priorizar esses conceitos, o grupo desenvolveu os dispositivos de maneira modular. São quatro módulos principais divididos por processos de tratamento de água: um de controle de PH, outro para controle de sulfato de alumínio e ainda módulos de controle de cloro e de flúor. O sistema também conta com uma sala de controle compacta, para gerenciar as informações obtidas pelos módulos anteriores.

“Todos os nossos equipamentos conversam com um aplicativo que desenvolvemos. Então, juntamente com o sistema de controle, que é algo mais completo, existe uma parte mais simplificada, mais voltada para a manutenção, na forma de um tablet”, explicou Moises. E completou: “caso o operador esteja sozinho, ele pode ir nos módulos apenas com o tablet e acionar os módulos de forma mais simples”.