INNOVAR PARTICIPAÇÕES TRAZ NOVA VIDA À RHEINGANTZ E ESPERANÇAS PARA RIO GRANDE

  • O atacadista será um dos grandes empreendimentos previstos para serem instalados na área de 14,6 hectares, que contemplará também loteamentos, acessos e novos usos às construções tombadas que estão sendo restauradas. Foto: Divulgação/Marcos Jatahy

Há quase um ano, a Innovar Participações, proprietária do complexo da antiga Fábrica Rheingantz, trabalha na restauração do local que por muitos anos foi símbolo do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e que também por um longo período de tempo se transformou no verdadeiro retrato do abandono. No entanto, os últimos meses têm sido de muito trabalho e o primeiro grande resultado será entregue ao público no próximo dia 19 de abril.

Por trás da enorme estrutura fabril, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), surge um gigante do comércio varejista, que inaugurará sua segunda loja na região sul: o Stok Center, marca de supermercados da rede Comercial Zaffari Ltda. O atacadista será um dos grandes empreendimentos previstos para serem instalados na área de 14,6 hectares, que contemplará também loteamentos, acessos e novos usos às construções tombadas que estão sendo restauradas. O loteamento da parte dos fundos criará um bairro que já nasce cercado de histórias.

Em meio ao cenário de caos econômico e sanitário, causado pela pandemia do coronavírus, os investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões surgem como uma esperança de dias melhores para a cidade do Rio Grande e sua economia. A inauguração da filial atacadista dará sequência à atração de empregos e à arrecadação de impostos iniciada pela Innovar e o Comercial Zaffari com a contratação de mão-de-obra para a limpeza, preparação do terreno, construções e restauro para o recebimento desses empreendimentos.

A estimativa é de que somente o supermercado gere de 200 a 300 empregos de forma imediata, sem contar as empresas terceirizadas prestadoras de serviços que seguirão nas obras de desenvolvimento do empreendimento Nova Rheingantz. A estrutura viária do entorno também está recebendo modificações para suportar o tráfego tanto de veículos leves que acessarão o estabelecimento para compras quanto para pesados que farão o abastecimento da loja. Entre as novidades propostas pela instalação do supermercado estão o prolongamento da Val Porto e a via de mão dupla que está sendo construída atrás da Faculdade Anhanguera.