HU-FURG ENCERRA ATIVIDADES DA ENFERMARIA COVID-19

  • O encerramento da Enfermaria Covid-19 foi marcado por muita emoção, durante a homenagem realizada pela Governança do Hospital aos colaboradores que atuaram na Unidade. Foto: Divulgação/HU-Furg

Com a redução acentuada e permanente no número de internações por Covid-19 e a necessidade de retomar as cirurgias, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), encerrou, nesta sexta-feira (09), as atividades da Enfermaria Covid-19. A estrutura com 20 leitos, todos dotados de ventiladores pulmonares e monitorização, retorna as suas atividades normais como Unidade de Clínica Cirúrgica. 

A Enfermaria Covid-19 foi inaugurada em 21 de julho, após adequação da infraestrutura do espaço ocupado pela Clínica Cirúrgica. Inicialmente, foram ofertados 10 leitos semi-intensivos e, em 05 de agosto, outros cinco leitos foram abertos. Com a crescente no número de casos, o Hospital disponibilizou, em 26 de agosto, outros cinco leitos, totalizando 20 leitos semi-intensivos.

No entanto, em alguns momentos, chegou a atender acima da capacidade, com abertura de leitos extras, atingindo o número de 24 pacientes. Em agosto, por 15 dias, a Unidade chegou a ser a única enfermaria Covid-19 em funcionamento em Rio Grande. Conforme a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, embora o local retorne às suas atividades de origem, como Clínica Cirúrgica, será preservada toda a estrutura adaptada e os equipamentos adquiridos para atender os pacientes com covid-19.

Outra atitude tomada, foi realocar os profissionais da Enfermaria Covid-19 nas unidades assistenciais. “Dessa forma, poderemos atender a demanda de cirurgias que estão represadas, com melhor utilização daquela área. No entanto, caso exista necessidade, o espaço poderá ser utilizado novamente como área covid-19. Com a pandemia, o Hospital tem se adaptado para atender, da melhor forma, as demandas da comunidade e seguiremos assim”, salientou Sandra. 

Durante os meses de funcionamento, além dos colaboradores do quadro permanente do HU-Furg, houve a contratação temporária de profissionais da área da Saúde para prestar o atendimento aos pacientes com Covid-19. Ao todo, 82 profissionais atuaram na Enfermaria Covid-19, entre médios, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas e higienização. A equipe destacou-se por não ter nenhum de seus profissionais contaminados pelo novo coronavírus. 

A Enfermaria Covid-19 atendeu 75 pacientes, com tempo médio de internação de 12 dias.  Os índices apontam que 80% dos pacientes tiveram alta, 12% foram transferidos para UTI, devido a gravidade dos casos, e 8% vieram a óbito. 

Leitos Covid-19

O HU-Furg manterá os oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (SPA Covid-19) e os quatro leitos da UTI Pediátrica. Além disso, em todas as unidades assistenciais do Hospital serão disponibilizados leitos de isolamento para atender pacientes internados que apresentem sintomas de Covid-19 ou que estejam infectados pelo novo coronavírus. 

Homenagem

O encerramento da Enfermaria Covid-19 foi marcado por muita emoção, durante a homenagem realizada pela Governança do Hospital aos colaboradores que atuaram na Unidade. Na ocasião, a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, o gerente de Atenção à Saúde, Fábio Lopes, e a chefe da Divisão de Enfermagem, Carmem Rivoire, agradeceram a todos que trabalharam no atendimento aos pacientes com Covid-19. Na ocasião, foi entregue boton com a frase: “Trabalhador da Saúde – Nós admiramos você”. O evento, também, contou com alguns pacientes recuperados que foram atendidos na Unidade.