HU-FURG DISPONIBILIZA NOVOS LEITOS NA ENFERMARIA COVID-19

  • A Enfermaria foi adequada para internar e dar atendimento aos pacientes infectados por Covid-19, encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados semi-intensivos. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

No início da tarde desta quarta-feira (26), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), disponibilizou mais cinco leitos na Enfermaria Covid-19, totalizando agora 20 leitos para o tratamento de pacientes confirmados com o novo coronavírus. A unidade assistencial entrou em funcionamento no dia 21 de julho, sendo inaugurada com 10 leitos.

Em uma segunda fase, passou para 15 leitos e agora foi novamente ampliada, atingindo o número projetado inicialmente pelo Hospital. A abertura dos leitos foi realizada em meio ao aumento no número de internações e, poucas horas após entrarem em funcionamento, já estavam todos ocupados.

A disponibilização progressiva ocorreu em virtude do crescente avanço da pandemia de coronavírus, bem como dependeu da chegada de equipamentos e da convocação e realocação de profissionais. Assim, a partir de hoje, foi possível colocar em funcionamento os 20 leitos da Enfermaria Covid-19, todos dotados de ventiladores pulmonares e monitorização.

A Enfermaria foi adequada para internar e dar atendimento aos pacientes infectados por Covid-19, encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados semi-intensivos. Os equipamentos necessários ao funcionamento foram adquiridos com recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e por meio de doação da empresa Yara Brasil.

Além dos leitos na Enfermaria Covid-19, o HU-Furg ainda disponibiliza oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA – sendo seis de enfermaria e dois de isolamento, com suporte intensivo) e quatro leitos de UTI Pediátrica - todos com atendimento exclusivo aos casos suspeitos e confirmados de covid-19.

Para o enfrentamento à pandemia, o Hospital ainda conta com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi), referência para o processamento destes tipos RT-PCR de casos suspeitos de Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos SRAG de 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS). Até o momento, o Ladi já processou aproximadamente três mil testes.