HU-FURG CAPACITA TRABALHADORES PARA ATUAR COMO BRIGADISTAS DE INCÊNDIO

  • A terceira turma de 2023, de um total de dez programadas, foi concluída em 10 de agosto, contando com a participação de 17 profissionais ligados à Ebserh e à Furg. Fotos: DIvulgação/HU-Furg

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está capacitando seus trabalhadores para atuar em situações de incêndio. O objetivo é garantir a segurança dos profissionais, acompanhantes e pacientes, além de prevenir e combater possíveis princípios de incêndio nas instalações do HU-Furg. A capacitação é coordenada pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) em parceria com a Comissão de Brigada de Incêndio (CBI) do Hospital.

A Brigada de Incêndio é composta por voluntários que são capacitados em curso de 20 horas, sendo 12 horas de primeiros socorros e oito horas de combate a incêndio. O chefe da USOST, Rennan Tarradt Rocha Wanderley, destacou que “o curso é bastante completo, envolvendo treinamento teórico e prático, e busca quebrar vários mitos e medos relacionados a incêndios, explosões, problemas estruturais, dentre outros assuntos. Também visa tranquilizar os colaboradores voluntários para lidar com esse tipo de situação, além de fazer fluir de forma assertiva toda a comunicação em caso de emergências”.

brigada de inc?ndio (13)A terceira turma de 2023, de um total de dez programadas, foi concluída em 10 de agosto, contando com a participação de 17 profissionais ligados à Ebserh e à Furg. As atividades desenvolvidas tiveram caráter preventivo e relacionadas ao atendimento de emergências, seguindo as diretrizes da Resolução Técnica n° 15 do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Foram capacitados, até o momento, 72 profissionais do HU-Furg, sendo que a meta estabelecida é capacitar 300 trabalhadores.

A assistente administrativa, Barbara Machado Zimmermann, que atua na Unidade de Contratos, já participou da capacitação e relata sua experiência: “O curso possibilitou o aprendizado de técnicas de primeiros socorros, tais como manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e manobra de Heimlich (desobstruir as vias aéreas superiores de uma pessoa engasgada), e de combate ao incêndio a partir do manuseio de extintores”.

Para desempenhar a função com eficácia, Barbara completou e fez um convite: “Essa capacitação permite ao colaborador agir em situações emergenciais, tanto no ambiente intra quanto extra-hospitalar, visando proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente. Voluntarie-se para a Brigada de Incêndio do nosso HU e colabore com a manutenção da saúde e segurança de todos”, convidou ela.

O papel do brigadista na prevenção de incêndios

Os brigadistas desempenham um papel fundamental na prevenção e no combate a incêndios, pois são responsáveis por identificar situações de emergência, acionar alarmes, cortar energia quando necessário e realizar primeiros socorros. Dessa forma, contribuem para a conscientização e a proteção do ambiente e da comunidade em que está inserido.

O HU-Furg segue a legislação vigente que preconiza a capacitação de brigadistas de incêndio como uma das medidas de prevenção e combate a incêndios previstas no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Para ser um brigadista, é necessário ser um funcionário ativo na instituição, ter boa saúde e condição física, além de conhecer as instalações.

brigada de inc?ndio (8)A capacitação, com validade de quatro anos, é um requisito indispensável para que seja aprovado o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e para que o Seguro de Incêndio seja aprovado.

O membro da CBI e técnico em Enfermagem, Isaquiel Machado, é um dos profissionais responsáveis por ministrar a capacitação para a Brigada de Incêndio. Ele destacou a importância da participação e da interação de diversos profissionais de diferentes setores durante o processo de formação.

“O HU-Furg apresenta um cenário ímpar, com grande número de pacientes com mobilidade prejudicada e que, em caso de uma possível evacuação, necessita-se de um grupo de pessoas especializadas para realizar a extração, com rapidez e eficiência”.

De acordo com a Resolução Técnica Nº 15 – Parte 01 da Brigada de Incêndio 2022, publicada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), a brigada de incêndio é um grupo organizado, treinado e capacitado, voluntário ou não, para atuar eventualmente nas ações pedagógicas contra incêndio e acidentes, abandono de área, combate a princípio de incêndio e emergências e prestação dos primeiros socorros, nos limites da área da empresa ou estabelecimento em que exerçam atividade como empregado ou contratado. O brigadista de incêndio é a pessoa treinada e capacitada, integrante da brigada de incêndio.

Assessoria de comunicação HU-Furg