GESTÃO DA EBSERH DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR E AMPLIAR SERVIÇOS OFERECIDOS PELO SUS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA FURG

  • A visita teve o objetivo de conhecer as necessidades e ajudar, com o apoio técnico e financeiro, a pensar o Hospital a curto, a médio e a longo prazo. Fotos: Divulgação/EBSERH

Conhecer de perto o funcionamento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2015. Esse foi um dos objetivos de uma visita técnica à unidade hospitalar realizada pelo presidente da estatal, Arthur Chioro, nesta quarta-feira, 10. Na ocasião, também foram discutidas possíveis melhorias na área de ensino, pesquisa e inovação, bem como na prestação de serviços via Sistema Único de Saúde (SUS) e alinhamentos com reitoria da FURG.

De acordo com Chioro, a visita foi para conhecer as necessidades e ajudar, com o apoio técnico e financeiro, a pensar o Hospital a curto, a médio e a longo prazo. “Nós queremos aprimorar imediatamente o que é possível ser aprimorado, além de orientar as prioridades em termos de recursos para que o HU possa melhorar a qualidade do atendimento à população e as condições de ensino e pesquisa”, afirmou.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, salientou que há a possibilidade de concretizar, durante o ano de 2024, a mudança de toda a área acadêmica da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem para o prédio novo da área acadêmica. “Se concluída essa mudança, possibilitará a expansão do Hospital Universitário para a atual área acadêmica”, enfatizou Giroldo.

Dinâmica da visita

unnamed (4)Além da reunião com o reitor da FURG e com a superintendente do HU, Chioro também se reuniu com a governança do Hospital, formada pela superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão, pela gerente de Ensino e Pesquisa, Marilice Magroski, pelo gerente de Atenção à Saúde, Fábio Lopes, pela gerente Administrativa em exercício, Roberta Funchal; e pelo gerente Administrativo Tomás Dalcin, além do deputado federal, Alexandre Lindenmeyer. O presidente também conheceu as áreas assistenciais, administrativas e de ensino da instituição de saúde.

A superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, explicou que no período da manhã foram discutidos temas que o Hospital gostaria de trabalhar ao longo do ano e também sobre as necessidades que existem hoje no local. “Durante a tarde, realizamos uma visita bem ampla, passando por diversos setores e verificando situações que precisamos de investimentos imediatos”, disse ela.

Outros temas abordados

unnamed (1)O presidente comentou sobre o início dos atendimentos do novo serviço que o HU-FURG passa a ofertar via SUS para pacientes transexuais. Trata-se da Atenção Especializada no Processo Transexualizador, na modalidade hospitalar, que possibilitará a realização de cirurgias para afirmar a identidade de gênero dos pacientes.

Esses procedimentos podem incluir a construção de órgãos genitais ou a remoção de órgãos acessórios, como testículos, mamas, útero e ovários. “O Hospital vai ser uma referência estadual e os primeiros pacientes começarão a ser atendidos, em um volume pequeno do ponto de vista quantitativo, mas do ponto de vista do desafio e da complexidade do cuidado interdisciplinar que esses pacientes precisam, é muito grande”.

Assessoria de comunicação