FESTA DE IEMANJÁ SERÁ VIRTUAL E FIÉIS ENCARAM FILAS PARA HOMENAGEAR A RAINHA DAS ÁGUAS

  • Os tradicionais trabalhos religiosos foram suspensos e o entorno da imagem foi cercado para facilitar o controle de entrada e saída dos fiéis. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em virtude da pandemia, a festa em homenagem a Iemanjá precisou passar por uma reformulação para se adequar à nova realidade. Mesmo assim, o que não mudou foi fé da população que manteve a tradição de caminhar do centro da cidade até o Cassino para fazer pedidos e agradecimentos.

A União Rio-grandina de Cultos Umbandistas Afro-brasileiros Mãe Iemanjá (Urumi), em conjunto com a Prefeitura Municipal, optou por uma celebração totalmente virtual para evitar aglomerações no Campo do Praião. Os tradicionais trabalhos religiosos foram suspensos e o entorno da imagem foi cercado para facilitar o controle de entrada e saída dos fiéis.

De acordo com o vice-presidente da Urumi, Gerônimo Lima, a decisão pela celebração online foi a forma encontrada para não deixar de reverenciar a Rainha das Águas. “Nós estamos nos reinventando neste momento. Para nós é difícil, porque nós estamos acostumados a chegar aqui e ver esse campo cheio, o povo chegando e os terreiros na beira da praia”, explicou.

“Esse ano está um pouco mais triste a Festa de Iemanjá, mas o importante é que nós estamos aqui para realizarmos essa homenagem para, mesmo que de uma forma limitada, mas ela será homenageada”, completou Lima. Por outro lado, a solenidade virtual permitirá que mais pessoas possam acompanhar o ato e demonstrar sua fé.

As atividades que aconteceriam no palanque que era montado todos os anos na diagonal da imagem foi transferido para a tenda da Urumi, a única erguida no campo conhecido por abrigar centros dos mais variados pontos do Rio Grande do Sul e de outros estados. O ato, que promete contar com surpresas especiais, está previsto para começar às 21h e pode ser conferido ao vivo na página da Urumi