ECOSUL INAUGURA O NOVO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA BR-392, NA VILA DA QUINTA

  • A estrutura do local contempla banheiros, área de descanso, fraldário, espaço para café, disponibilidade de água quente e erva-mate aos viajantes e informações turísticas. Fotos: Johny Calegaro e Larrisa Martins/Ecosul

A Ecosul inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (6), o novo posto de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), no km 33, da BR-392, na Vila da Quinta, em Rio Grande. O espaço ocupa uma área de 820m² e está localizado estrategicamente para que possa atender aos usuários que trafegam na BR-392.

“Priorizamos os serviços aos nossos usuários e sabemos que este SAU é fundamental para o seu conforto, podendo assim ter um ponto onde recobrar as energias e seguir a viagem com tranquilidade”, destacou o diretor superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros. A rodovia é a principal ligação para o Porto de Rio Grande.

Participaram do ato o chefe da 7ª Delegacia da PRF em Pelotas, Fabiano Goia, a especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Aline Jurach, o secretário de Município de Desenvolvimento Inovação e Turismo de Rio Grande, Gilberto Sequeira, o gerente de atendimento ao usuário da Ecosul, Felipe Martimiano, o gerente de engenharia da concessionária, Jean Rodrigues, entre outros.

Inaugurado na Vila da Quinta o novo SAU da BR-392 - Cr?dito_Larissa Martinso_Ecosul (1)A estrutura do local contempla banheiros, área de descanso, fraldário, espaço para café, disponibilidade de água quente e erva-mate aos viajantes e informações turísticas. Segundo o engenheiro Mauro Porto, coordenador de conservação da concessionária, a obra foi finalizada em 11 meses e tem área construída de 340m².

“Aprimoramos os métodos construtivos aplicados em trabalhos anteriores, mantendo a tradição da construção clássica em alvenaria, mas realizando uma obra em tempo recorde”, destacou. O responsável pelo setor de obras e manutenções prediais, Peterson Hoewell, explicou que as questões ambientais foram amplamente respeitadas, eliminando ao máximo as estruturas de lajes de concreto armado.

“O telhado em telhas térmicas e com acabamento em forro de gesso proporciona conforto térmico e acústico é altamente eficaz”, detalhou. Os investimentos em conforto térmico revertem em economia no uso de climatização, um benefício para o meio ambiente. Outra novidade foi a alteração da solução do forro de gesso acartonado, que agora é composto por placas modulares, facilitando a operacionalidade das manutenções.

Água

O abastecimento de água do SAU se dá através de poço artesiano, com bomba submersa a 50 metros de profundidade. Devido à qualidade da água não foi necessário implantar uma estação de tratamento completa. “A água encontrada apresenta 100% de potabilidade”, informou Peterson.

Desta maneira é necessário apenas a inserção de cloro, de acordo com os protocolos sanitários. “A bomba que adiciona cloro à água é um dispositivo de última geração que, além de dosar de maneira mais precisa, funciona pelo movimento e volume de água, não consumindo energia elétrica”, complementou.