DOM RICARDO HOEPERS RECEBE A MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA

  • Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma, Dom Ricardo é presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, sendo referência em bioética para todo o país. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

O bispo diocesano da cidade do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, durante a tarde desta quarta-feira (16). A entrega da honraria, considerada a mais alta do Parlamento Gaúcho, partiu da indicação do deputado estadual e prefeito eleito, Fábio Branco (MDB).

Em virtude da pandemia, o ato foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Diocese do Rio Grande, direto da Catedral de São Pedro, a igreja mais antiga do estado. Durante a sua fala, Fábio fez questão de cumprimentar o bispo por outra razão especial: o seu aniversário de 50 anos, celebrado também no dia de hoje.

“Em razão da sua dedicação à nossa cidade, em razão do amor que o senhor demonstra pelo Rio Grande do Sul, que propus na Assembleia Legislativa conceder a medalha ao senhor, Dom Ricardo. Esta é a forma que nós, gaúchos, temos de agradecê-lo pelos relevantes serviços prestados à nossa sociedade”, justificou Fábio.

O deputado ainda mencionou iniciativas coordenadas pelo bispo em Rio Grande, como a ação “É tempo de cuidar”. O trabalho combateu a fome de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade ao longo de um ano marcado por crise financeira e desemprego.

“Esse olhar social é extremamente importante em um país de desigualdades tão severas, como o nosso. Que o seu trabalho inspire mais e mais pessoas a semearem o bem, a fé e a esperança em dias melhores”, frisou Fábio.

Ao ser condecorado, o bispo partilhou alguns dados da ação, desenvolvida em todo o Brasil pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo ele, foram 542 mil famílias atendidas no auge da pandemia. Somente em Rio Grande, foram 58 voluntários, divididos em grupos que faziam diariamente o recolhimento de roupas e alimentos, além da distribuição de cestas básicas e do cadastramento de famílias.

“Não se trata de um mérito pessoal ao bispo do Rio Grande, Dom Ricardo, mas, ofereço e compartilho esta medalha com todos os cristãos que são impulsionados pela fé a colaborarem com o bem comum e acreditam na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, agradeceu Dom Ricardo.

O Bispo Dom Ricardo Hoepers

Dom Ricardo Hoepers nasceu em Curitiba, no dia 16 de dezembro de 1970. Ordenado presbítero em 1999, foi nomeado bispo do Rio Grande pelo Papa Francisco, em fevereiro de 2016. Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma, Dom Ricardo é presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, sendo referência em bioética para todo o país.