DOM RICARDO HOEPERS CELEBRA MISSA DE DESPEDIDA NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

  • O ato religioso aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima e abriu a novena do templo em homenagem à Virgem Maria. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O carinho, o respeito e a admiração dos católicos rio-grandinos pelo bispo Dom Ricardo Hoperes esteve evidente nesta quinta-feira (4), durante a última missa celebrada ao público por ele. Após ter sido eleito secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo terá de se transferir para Brasília.

O ato religioso aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima e abriu a novena do templo em homenagem à Virgem Maria. Tradicionalmente, Hoepers celebrava a missa do nono dia, porém em razão dos novos compromissos assumidos não estaria em Rio Grande no dia 12 de maio.

20230504_185922A missa especial contou com a presença de padres de diversas paróquias da cidade, assim como de autoridades civis e militares. Alunos do Colégio Marista São Francisco participaram da celebração como convidados e reconheceram a importância de Dom Ricardo para a diocese com uma canção especial.

Durante sua fala, ele destacou a fé do povo rio-grandino e dos católicos dos municípios que compõem a área de atuação da Diocese do Rio Grande e afirmou que pode se tornar aqui uma pessoa ainda mais humana. "Encontrei o povo que me ensinou a ser simples e ao mesmo tempo acreditar em dias melhores", disse Hoepers.

Dom Ricardo também ressaltou a importância dos padres que atuam nas paróquias para o andamento das atividades religiosas. "Os padres que vocês têm aqui são plenamente humanos. Valorizem e cuidem os padres de vocês. Sem eles o bispo não faz nada", completou ele antes de sugerir uma salva de palmas aos sacerdotes.

Outro ponto levantado por Hoepers foi a importância dos jovens para a igreja e afirmou que eles não podem deixar de ser ouvidos. "Abram as portas da cidade e das igrejas para os nossos jovens. Eles merecem toda a nossa atenção". A fala foi encerrada com um agradecimento pela acolhida de Dom José Mário no momento de sua chegada a Rio Grande, em 2016.

20230504_200334Representando o clero da cidade, o padre Cleomar Lemos fez uma fala sobre o bispo e desejou sucesso na nova etapa da vida religiosa. "Foi um tempo favorável, onde nós aprendemos com o senhor e o senhor aprendeu conosco. Que a sua nova missão seja fecunda e exitosa. Não se esqueça de nós, porque nós não esqueceremos o senhor", disse.

O prefeito municipal, Fábio Branco, também falou sobre o tempo em que Dom Ricardo esteve à frente da Diocese, destacou sua lideraça e o classificou como um verdadeiro anunciador do Evangelho. "Nós nos sentimos bem ao seu lado. O senhor abençoa e torna melhores os lugares por onde anda. É muito bom estar ao seu lado e essa é uma das grandes verdades que esperamos que o senhor leve para sempre no seu coração", disse.

"Um novo tempo chegou para o senhor, Dom Ricardo. Um tempo de uma responsabilidade e de um desafio enorme. Tempo de contruir nova pontes, tempo de edificar. E um novo tempo também chegou para nosso município: de seguir em frente, sem a sua presença física, mas com os seus ensinamentos e com as suas bênçãos", concluiu Branco.

Veja essa e outras fotos da missa de despedida acessando o álbum especial montado sobre a celebração.