DESFILE DE SETE DE SETEMBRO ACONTECE NA MARECHAL FLORIANO
-
O 6º Grupo de Artilharia de Campanha deu sequência com a participação de militares atuantes nas baterias de obuses e em pelotões especiais. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
O 203º aniversário da Independência do Brasil foi celebrado em Rio Grande com o tradicional desfile cívico-militar, na Rua Marechal Floriano. A manhã de sol e de temperatura amena foi um convite para que a comunidade prestigiasse a passagem das tropas da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, grupos escoteiros e escolas da cidade.
Acompanhada do chefe do estado maior do Comando 5º Distrito Naval (DN), capitão de mar e guerra Guilherme Conte Padão, a prefeita municipal, Darlene Pereira, passou em revista às tropas, marcando o primeiro ato do evento. Na sequência, ela concedeu do palanque oficial a permissão para o início das comemorações.
A banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais abriu o desfile e continuou acompanhando a passagem das tropas ao som de dobrados e canções militares, como Batista de Melo e Cisne Branco, considerado o hino da Marinha do Brasil. O 5º DN percorreu a Marechal Floriano com pelotões de fuzileiros navais, marinheiros e de integrantes dos projetos Ametista e Renascer.
O desfile da Força Naval foi encerrado com a participação de viaturas e embarcações utilizadas no dia a dia operacional. O 6º Grupo de Artilharia de Campanha deu sequência com a participação de militares atuantes nas baterias de obuses e em pelotões especiais.
O 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) trouxe parte do efetivo a bordo de viaturas leves e pesadas, como caminhonetes 4x4, caminhões de combate a incêndios e veículos administrativos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou da atividade com duas motocicletas, uma viatura operacional e outra do acervo histórico da instituição: um Volkswagen Fusca, ano 1972.
A Guarda Municipal veio para o desfile com viaturas utilizadas no patrulhamento, além da unidade móvel de videomonitoramento e do programa Promotores da Paz. Grupos escoteiros e o Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista encerraram o desfile cívico-militar.
Na sequência, foi iniciado o desfile escolar, encerrando a programação da manhã. Às 16h acontece o Te Deum da Pátria, na Catedral de São Pedro e em seguida o encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do fogo simbólico.
Ainda na zona central, a Praça Xavier Ferreira sedia, até as 15h, a Feira da Cidadania que oferecerá atividades culturais, serviço e lazer para toda a comunidade.
Rodrigo de Aguiar



