DIA DA INDEPENDÊNCIA É COMEMORADO COM DESFILE CÍVICO-MILITAR NA MARECHAL FLORIANO
-
O desfile foi aberto pela Marinha do Brasil que trouxe tropas e viaturas operativas. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
O desfile cívico-militar marcou as comemorações do Sete de Setembro em Rio Grande. Milhares de pessoas foram a Rua Marechal Floriano prestigiar o ato que marcou os 202 anos da Independência do Brasil.
A manhã que começou com forte cerração deu lugar ao sol, que pegou de surpresa aqueles que saíram preparados para um dia de frio. A atividade teve início pontualmente às 10h, após a revista das tropas.
Com as autoridades civis e militares no palanque oficial, os pelotões e viaturas operacionais desfilam em frente à Pira da Pátria. A banda dos Fuzileiros Navais foi a responsável por reproduzir cantos e dobrados durante a passagem.
O desfile foi aberto pela Marinha do Brasil que trouxe tropas e viaturas operativas, com destaque para os integrantes dos projetos Ametista e Renascer, densenvolvido com jovens de Rio Grande e São José do Norte.
O 6° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) desfilou com suas baterias de obuses e o Pelotão de Operações Especiais. Um jeep utilizado pela Força Expedicionária na II Guerra Mundial encerrou a participação verde oliva.
O 3° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) trouxe as viaturas administrativas, equipamentos utilizados nas operações de busca e salvamento e os caminhões de combate a incêndio, entre eles o auto bomba tanque recém incorporado à frota.
A Guarda Municipal e os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) encerraram a primeira etapa que foi seguida pelos desfiles de grupos escoteiros.
O desfile escolar foi aberto pela banda marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues, do Povo Novo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small também desfilou acompanhada de sua banda.
A programação de mais de duas horas pode ser conferida na íntegra clicando no player abaixo da Rádio Tamandaré Online.