DEFESA CIVIL DE RG PREPARA PLANO DE AÇÃO PARA EVENTUAIS ENCHENTES

  • A chance de chuva na madrugada e durante toda a quinta-feira (7) também coloca a Defesa Civil em estado de alerta. Foto: Divulgação/Defesa Civil

Mesmo que Rio Grande não tenha sofrido os impactos do ciclone extratropical que causou estragos em municípios do estado, a Defesa Civil já se prepara para atuar em casos de possíveis enchentes da Laguna dos Patos. Para chegar ao oceano, as águas internas passam necessariamente por Rio Grande e dependendo das condições climáticas, episódios de inundações das regiões ribeirinhas podem ser registrados.

Por conta disso, uma reunião deverá ser realizada, na manhã desta quarta-feira (6), para a discussão do plano de ação das secretarias municipais para atendimento de possíveis desabrigados. Além disso, a chance de chuva na madrugada e durante toda a quinta-feira (7) também coloca a Defesa Civil em estado de alerta.

De acordo com o ordenador de despesas do órgão de proteção da comunidade, Rudimar Machado, a reunião deve acontecer a partir das 09h. A previsão é de que estejam presentes representantes das secretarias municipais de Educação (SMED), Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e de Zeladoria da Cidade (SMZC).

“Já estamos fazendo, em conjunto com a Secretaria de Zeladoria e de Assistência Social para tratarmos sobre a situação de pessoas desabrigadas por conta desse evento que pode acontecer na cidade. Já estamos trabalhando nessa parte de planejamento e elaboração de um plano de contingência”, anunciou Machado.

O boletim diário emitido pela Sala de Situação do estado prevê que no feriado os volumes de chuva devem variar entre 60 e 80 milímetros, situação que coloca a região sul em estado de alerta. A severidade dos eventos climáticos registrados nesta semana está associada à influência de uma área de baixa pressão sobre a Argentina e aliada ao fluxo de umidade da Amazônia.