CARRETA DA ADRA CHEGA A RIO GRANDE PARA AUXILIAR A REDE ACOLHER

  • Veículo estava em Salvador antes de ser encaminhado para Rio Grande, onde permanecerá até o dia 16 de maio. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O trabalho de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade social da Rede Acolher ganhou um aliado muito especial: uma carreta da Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Adra). O veículo chegou ao Centro Municipal de Eventos no início da tarde desta segunda-feira e permanecerá no município até o dia 16 de maio.

O caminhão conta em sua estrutura com uma lavanderia com capacidade para higienizar 40 quilos de roupas por hora e uma cozinha industrial que permite o preparo de até 1.500 refeições rápidas por turno. Essa capacidade pode cair para 700 marmitas por turno, quando houver a necessidade do preparo de determinada refeição, como feijão, por exemplo. 

De acordo com o diretor regional da Adra, Daniel Fritoli, o veículo fica sediado na cidade de São Paulo, onde está localizada uma das 13 unidades regionais da agência no país. Antes de vir para Rio Grande o veículo estava na cidade de Salvador de onde saiu no dia 19 de abril para revisão e reabastecimento de materiais na capital paulista.

Ainda conforme Fritoli, "a carreta faz parte de uma estratégia de atendimento de emergências" e está em funcionamento desde junho de 2016, percorrendo várias regiões brasileiras. A saída para Rio Grande aconteceu no último sábado (25) trazendo na bagagem uma vontade enorme de ajudar o próximo. 

Por ser a única da agência em funcionamento no país, o número de solicitações é bastante significativo, mas a escolha por Rio Grande se deu em virtude da disponibilização do executivo em organizar um espaço para atendimento dos moradores de rua e junto a um esforço conjunto custear as depesas do veículo. A cidade de Caxias do Sul também estava aguardando a carreta, mas como não possuía previsão orçamentária, acabou não sendo atendida. 

A previsão dos organizadores é de colocá-la em funcionamento ainda hoje à tarde, pois restam pequenos detalhes técnicos a serem concluídos. Ela também funciona com geradores, o que garante ao equipamento uma autonomia ainda maior.