ATIVIDADES PRESENCIAIS DA FURG SEGUEM SUSPENSAS EM RAZÃO DO CORONAVÍRUS

  • As atividades presenciais permanecem restritas àquelas essenciais e o comitê avaliará e orientará o planejamento elaborado pela reitoria para o retorno das atividades presenciais na universidade. Foto? Divulgação/Altemir Viana

Em reunião na manhã desta quarta-feira (22), o Comitê de Monitoramento do Coronavírus na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) reavaliou as medidas já propostas, considerando o contexto da pandemia, e indicou que as atividades presenciais da universidade permaneçam suspensas. O Comitê optou por manter a suspensão por prazo indeterminado, com reavaliações quinzenais, considerando o estágio da pandemia no Brasil, no estado e no município do Rio Grande, bem como a necessidade de estabelecer critérios e medidas de proteção para preservar a saúde da comunidade universitária.

As atividades presenciais permanecem restritas àquelas essenciais e o comitê avaliará e orientará o planejamento elaborado pela reitoria para o retorno das atividades presenciais na universidade. A preocupação é com medidas de proteção, para preparar o retorno seguro às atividades presenciais que vão desde a ampliação dos serviços de higienização e limpeza dos espaços, a elaboração de medidas de distanciamento, o acompanhamento e testagem de estudantes e servidores, entre outras ações que garantam maior segurança a toda a comunidade universitária e, consequentemente, à sociedade rio-grandina.

“Todos sabemos que será um grande desafio, pois as certezas são poucas em relação a como poderá se desenvolver esta doença em Rio Grande e quando poderemos ter segurança em retornar às atividades presenciais. É bastante provável que estas medidas de contingência e proteção à comunidade sejam necessárias ainda por um longo período e é preciso muita responsabilidade para promover este retorno, pois estamos tratando da vida de cerca de 15 mil pessoas, entre alunos, servidores, trabalhadores terceirizados e trabalhadores da construção convivendo em espaços comuns”, avaliam a reitora, Cleuza Dias e o vice-reitor, Danilo Giroldo, que preside o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da FURG.

Estas definições constam na atualização do Plano de Contingência da instituição, publicado na manhã desta quinta, 23, em sua versão atualizada no site da universidade. Elas servem como base para que seja emitida nova portaria do Gabinete da Reitora com as orientações necessárias à comunidade universitária.