ANO LETIVO MUNICIPAL DE 2020 REINICIARÁ NO MODELO REMOTO

  • De acordo com Branco, foram encontrados inúmeros problemas nas estruturas das escolas municipais que inviabilizaram o retorno às atividades. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A expectativa da administração municipal de reiniciar o ano letivo de 2020 na modalidade de sistema híbrido, no dia 17 de fevereiro, não se confirmou e a decisão foi de seguir pela plataforma virtual. Os motivos foram apresentados em uma coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Fábio Branco e pela secretária interina de educação, Cecília Pucinelli.

De acordo com Branco, foram encontrados inúmeros problemas nas estruturas das escolas municipais que inviabilizaram o retorno às atividades. Entre as dificuldades elencadas pelo chefe do executivo destaca-se a escola Cipriano Porto Alegre, que está desde o mês de março do ano passado sem energia elétrica por conta do furto de fios e de um transformador.

20210210_090528Ainda conforme Fábio, o relato dos diretores dando conta de falta de salas de aula e problemas de manutenção fizeram com que a administração chegasse a esse entendimento. A intenção é de que o ano letivo de 2021 inicie no dia 21 de abril já na modalidade híbrida, pois a Prefeitura espera conseguir corrigir nesse período os problemas mais graves para garantir esse retorno.

"Nós temos duas metas para a educação: a primeira é a qualidade para os alunos e a segunda é a recuperação dos salários dos servidores", afirmou Branco. Ele também anunciou que as eleições para diretores estão suspensas nesse ano e as escolas seguirão com seus antigos gestores na função.

A secretária interina, Cecília Pucinelli, explicou que na última quinzena de janeiro e nos primeiros dias de fevereiro foram realizadas reuniões com os diretores das escolas municipais, onde foi possível fazer um diagnóstico e chegar à conclusão de que a situação é complexa. Ela garantiu que serão implementadas as ações emergenciais necessárias.

As equipes da Secretaria Municipal de Educação também estão trabalhando no levantamento de quantos alunos deverão retornar às aulas no modo presencial, para que possa haver o planejamento das ações do transporte escolar.